Obama chegou à África do Sul sem certeza de visitar Mandela

Foto
Obama à chegada à África do Sul Reuters

A visita de Barack Obama à África do Sul, onde chegou nesta sexta-feira, está a ser marcada pelo estado de saúde de Nelson Mandela, que continua internado no hospital, em estado crítico.

Obama chegou a Pretória nesta sexta-feira, embora o seu programa oficial só comece no sábado. Durante a viagem de Dakar para Pretória, o Presidente norte-americano deixou claro que não vai forçar nenhuma visita a Mandela.

“Eu não preciso de uma foto com ele. A última coisa que eu quero é ser indiscreto num momento em que a família está inquieta”, declarou Obama.

O Presidente dos EUA vai passar três dias na África do Sul, onde se vai encontrar com o Presidente Jacob Zuma e visitar o Soweto, um local símbolo da resistência ao apartheid.

No domingo, Obama estará na Cidade do Cabo e visitará a ilha de Robben, onde Mandela passou 18 dos 27 anos em que esteve preso e onde sofreu lesões pulmonares que estão na origem dos seus problemas de saúde.

Mandela continua internado. E depois de notícias de um agravamento do seu estado de saúde nos últimos dias, nesta sexta-feira Winnie Mandela, ex-mulher, disse que o antigo Presidente tinha mostrado “melhorias consideráveis” durante a noite: “Não sou médica, mas o que posso dizer é que em relação ao estado dos últimos dias notei melhorias consideráveis. No entanto, clinicamente a situação ainda é muito preocupante.”

Sugerir correcção
Comentar