O que se vê no vídeo de Schäuble que irritou os gregos

PÚBLICO analisou o vídeo de Schäuble que criou nova tensão entre Berlim e Atenas.

Foto
Wolfgang Schäuble voltou a falar do terceiro resgate à Grécia Olivia Harris/REUTERS

A imprensa grega diz que o ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, "insultou" o seu homólogo grego, Yanis Varoufakis, ao chamar-lhe “tonto ingénuo”. Varoufakis exige um pedido de descupa e Schäuble diz que é um disparate dizer-se que insultou o colega.

Mas afinal o que se vê e ouve no vídeo do ministro das Finanças alemão, um excerto de declarações suas durante uma conferência de impressa esta segunda-feira em Bruxelas, após uma reunião de responsáveis da zona euro?

O PÚBLICO analisou o vídeo. O ministro Schäuble diz que teve “uma longa e intensa conversa bilateral” com o seu homólogo grego e acrescentou que “não se devem revelar conversas privadas, mas o que vou contar não me parece ser uma inconfidência”.

Nessa conversa, Varoufakis queixou-se sobre a forma como tem sido retratado pelos media e disse que “os media são terríveis”. “E eu respondi”, continuou Schäuble, “na verdade, em matéria de comunicação, tu projectas a imagem que causa uma forte impressão”, “tal como na substância”.

Ao que Varoufakis terá respondido: “Errado. É uma impressão errada.” Na assistência da sala da conferência de imprensa, alguém se ri e é nesse momento que Schäuble usa a palavra “tonto”. “Não se ria de uma forma tão tonta.” Há uma ligeira pausa e ouvem-se gargalhadas. E Schäuble acrescenta, em jeito de quem termina uma história: “E então eu disse-lhe que se, de repente, ele fosse um ingénuo em matéria de comunicação, isso seria para mim uma total novidade. Mas nunca se sabe”. No "minuto da prova" do suposto insulto, Schäuble não utiliza a palavra "tonto" para descrever o colega grego.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários