A imprensa encontrou muitas formas de abordar o resultado eleitoral nos EUA, que permitiu reeleger Barack Obama para um segundo mandato de quatro anos. Um facto em comum é que destacam Obama e não o derrotado da noite, Mitt Romney.
O New York Times escreve que esta foi a noite de Obama, fazendo referência à vantagem nos votos eleitorais e escrevendo que o voto popular está renhido.
Depois de terem sido anunciados os resultados no Ohio, o Financial Times diz que Obama garante segundo mandato.
O Wall Street Journal escreve que Obama conquista segundo mandato apesar das preocupações dos eleitores com a economia e com o rumo que o país está a tomar.
O destaque da revista Slate é irónico e congratula os conservadores: têm um republicano moderado como presidente. William Saletan, que assina o artigo diz aos republicanos que se animem porque Obama tem muitas posições típicas do antigo Partido Republicano, referindo, por exemplo os cortes nos impostos e as suas medidas relativamente ao ambiente.
No destaque da Esquire a vitória de Obama vem entre parênteses por debaixo do título principal: "a Matemática venceu!" O artigo dá destaque ao papel de Nate Silver, guru da análise eleitoral no The New York Times que, há dois dias, tinha publicado no seu blogue os resultados que depois surgiram nas sondagens à boca das urnas e que agora se comprovaram.
A Vanity Fair festeja a reeleição com o título entusiasta: "Obamarama! President Re-Elected!" A revista fala de outros vencedores: Nate Silver, o analista do The New York Times, Elizabeth Warren, que recuperou o lugar no Senado do Massachusetts para os democratas, e todos os que concorreram contra aqueles que fizeram comentários polémicos sobre violações e abortos.
A manchete escolhida pelo El País foi: "Obama reeleito". O jornal espanhol escreve que apesar de a contagem dos votos não ter terminado no Ohio, Virgínia e Florida, a vitória em estados como o Colorado, Iowa, Wisconsin e New Hampshire garantiram a Obama mais quatro anos na Casa Branca.
O Corriere della Sera fala dos festejos pela reeleição: "Festa por Obama, de novo presidente". Mais quatro anos na Casa Branca. O jornal escreve que apesar de ser considerado um estado decisivo, os resultados do Ohio já não podem ajudar Romney.
No site do La Repubblica é referido a mensagem de twitter de Obama depois de saírem os resultados. “Obrigada a todos”: Obama fica na Casa Branca.

Comentários