O edifício mais alto do mundo vai subir um quilómetro na Arábia Saudita

O icónico Burj Khalifa, do Dubai, sobe até aos 827 metros. Ali ao lado, em Jidá, a construção do quilómetro de alto da Kingdom Tower começa esta semana.

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

Terá 200 andares, implicará o uso de cerca de 80 mil toneladas de aço e um investimento de cerca de 900 milhões de euros: a Kingdom Tower, que a Arábia Saudita começa a construir esta semana, será o novo edifício mais alto do mundo — um quilómetro rumo ao céu, escreve a Saudi Gazette, citada por vários media internacionais.

Com vista para o Mar Vermelho, em Jidá, a construção da Kingdom Tower será um feito. Caso chegue, de facto, a ser concluída nos termos previstos. O site da Construction Week, que este domingo avançou também a notícia, chamou desde logo a atenção para vários factores, entre eles a dificuldade de erguer junto ao mar uma construção deste porte, devido à presença de água salgada nas fundações e no ar.

Outra questão, diz esta publicação especializada, é o vento. Segundo a CNN, será para o contrariar que o edifício mudará de forma com frequência ao longo da sua estrutura. “Porque muda de forma a cada tantos andares, a carga do vento contornará o edifício e a sua força não será tão extrema como contra um bloco completamente sólido", disse o arquitecto Gordon Gill à Construction Week.

Gill é um dos sócios da Adrian Smith + Gordon Gill Architecture, o atelier que assina o projecto. E, segundo explicou ainda, é possível que os engenheiros envolvidos nas obras venham a usar o mesmo método usado para levar o cimento até aos andares mais altos do Burj Khalifa: no caso da Kingdom Tower serão uns estimados seis milhões de metros cúbicos bombeados até lá acima, durante a noite, quando as temperaturas são suficientemente baixas para permitir a estabilização do material.

Citado pela CNN, Sang Dae King, o director do Council on Tall Buildings, diz que, apesar de ambicioso, o projecto deve ser concretizável: “Neste momento podemos construir uma torre que tenha um quilómetro de altura, talvez até dois. Mais alto do que isso e já teríamos muito trabalho de casa".

Segundo a Construction Week, a torre será a obra central de uma nova urbanização, a Kingdom City, com habitação, hotéis, escritórios, escolas e zonas comerciais. Um investimento total de 15,8 mil milhões de euros.

A esta publicação, Waleed Abdul Jaleel Batterjee, CEO da Jeddah Economic Company, disse: “A visão de construir a torre mais alta do mundo em Jidá pertence a Sua Alteza Real o Príncipe Al Waleed bin Talal. A sua visão é que o próprio projecto centre os olhares do mundo no nosso amado Reino da Arábia Saudita e, particularmente, em Jidá. Além disso, o projecto vai criar centenas de postos de empregos para concidadãos”.

Estima-se que a construção da Kingdom Tower leve cerca de cinco anos.

Sugerir correcção
Comentar