O debate está a chegar: Trump e Sanders admitem frente-a-frente na televisão

O candidato à nomeação pelo Partido Democrata lançou o repto e Donald Trump aceitou, desde que haja dinheiro envolvido destinado a uma instituição de solidariedade social.

Fotogaleria
Donald Trump Jonathan Ernst/Reuters
Fotogaleria
Bernie Sanders RINGO CHIU/AFP

As mais famosas séries de televisão e os eventos desportivos mais populares nos Estados Unidos que se cuidem: há um novo programa no horizonte com tudo para esmagar recordes de audiência. Donald Trump, o magnata do imobiliário que propõe deportar 11 milhões de pessoas em situação ilegal e construir um muro "grande e lindo" na fronteira com o México, está disposto a debater cara-a-cara com Bernie Sanders, o senador socialista que promete um sistema de saúde único para todos e reduzir o poder dos grandes bancos na pátria do capitalismo.

O desafio foi lançado na noite de quarta-feira pelo candidato à nomeação no Partido Democrata através do apresentador de televisão Jimmy Kimmel, que tinha ao seu lado Donald Trump – que atingiu esta quinta-feira o número suficente de delegados para ser o candidato oficial do Partido Republicano à Casa Branca, segundo a contagem oficial da Associated Press.

"A Hillary Clinton recuou na decisão de fazer um debate comigo na Califórnia antes das primárias de 7 de Junho. Está preparado para debater os principais problemas do nosso maior estado e do nosso país antes das primárias na Califórnia? Sim ou não?", mandou perguntar Bernie Sanders.

Apesar de ter sido rápida, a resposta de Trump chegou com um "mas": "Sim, estou preparado. Quanto é que ele está disposto a pagar?"

O magnata sublinhou que os debates em que participou com os outros candidatos do Partido Republicano (que entretanto já desistiram da corrida) deram recordes de audiência a estações como a Fox e a CNN, e disse que aceita debater com Bernie Sanders se a campanha do senador ou um canal de televisão pagar uma "boa quantia", que seria depois entregue a uma "associação de solidariedade social meritória".

O candidato à nomeação pelo Partido Democrata respondeu no Twitter: "Vamos a isso. Estou ansioso por debater com Donald Trump na Califórnia antes das primárias de 7 de Junho."

Ainda não há um acordo oficial, mas um debate entre os dois candidatos que se apresentam como sendo anti-sistema não seria apenas um sucesso de audiências.

Para Donald Trump seria uma oportunidade para piscar o olho a alguns eleitores de Bernie Sanders, que se cruzam com os seus na ideia de que os acordos internacionais de comércio têm eliminado centenas de milhares de postos de trabalho nos Estados Unidos – numa indicação de que espera atrair alguns eleitores do senador do Vermont se se confirmar a nomeação de Hillary Clinton no Partido Democrata, Trump tem elogiado Sanders em várias ocasiões, dizendo que ele está a ser vítima de um sistema eleitoral viciado.

Já Bernie Sanders teria nesse debate uma excelente oportunidade para dominar as notícias e deixar Hillary Clinton em segundo plano num momento crucial das primárias no Partido Democrata – Clinton tem uma vantagem quase insuperável no número de delegados, mas se Sanders conseguir vencer na Califórnia, no dia 7 de Junho, chegará à convenção nacional, em finais de Julho, com mais força para deixar o seu cunho progressista no programa do Partido Democrata.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários