Novo disparo de projéctil da Coreia do Norte

Coreia do Sul analisa ainda que tipo de projéctil foi lançado. É o quinto nos últimos três dias.

Mísseis norte e sul coreanos no memorial da guerra em Seul Kim Hong-Ji/Reuters

A Coreia do Norte disparou um projéctil, ainda não identificado, na sua costa oriental, sobre o mar do Japão, segundo o Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

É o quinto projéctil lançado pelo exército de Pyongyang, e o Ministério da Defesa de Seul diz que analisa ainda o que poderá ser: não se sabe se serão mísseis de curto alcance ou projécteis com maior capacidade.

O secretário-geral da ONU já se tinha pronunciado sobre esta série de testes norte-coreanos, dizendo que se trata de uma “escalada perigosa”.

A acção ocorre numa altura de forte tensão na península coreana após uma nova ronda de sanções ao regime coreano por causa do seu programa nuclear. Pyongyang levou ainda a cabo recentemente um terceiro teste nuclear.

A imprensa especulava que os projécteis agora testados deverão ser mísseis terra-terra cujo alcance pode chegar aos 160 quilómetros. Há algumas semanas, a Coreia do Norte parecia pronta a testar mísseis de médio alcance. No entanto, segundo os EUA, estes terão sido retirados no início de Maio.

Com um alcance estimado entre 2500 e 4000 quilómetros, estes mísseis conseguiriam atingir a Coreia do Sul e o Japão, e eventualmente as bases americanas nas ilhas Guam.

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues