Tony Hall passa da ópera para a direcção da BBC

Demissão de George Entwistle e profunda crise no serviço público de rádio e televisão levou a esta remodelação

Tony Hall preside à Royal Opera House Luke MacGregor/REUTERS

A BBC anunciou a nomeação de Tony Hall, actual responsável pela Royal Opera House e antigo director de informação da estação pública britânica, para o cargo de director-geral.

Hall iniciará funções em Março de 2003. Até essa data, o serviço público britânico será dirigido por Tim Davie, que assumiu a direcção interina há uma semana depois do afastamento de George Entwistle. O ex-director geral, que cumpriu apenas 54 dias no cargo, saiu depois de uma reportagem do programa Newsnight ter falsamente acusado de pedofilia um antigo político do partido conservador.

O presidente do BBC Trust, o fundo que assegura o serviço público da BBC, Chris Patten, congratulou-se com a escolha de Tony Hall, que descreveu como “a pessoa certa para liderar a BBC na actual crise” e “garantir que os serviços noticiosos [da cadeia pública] continuam a ser os melhores do mundo”.

“A BBC precisa de avaliar profundamente o seu modelo de funcionamento e promover as mudanças necessárias para corresponder às exigências e expectativas do público”, considerou Patten. “Tony Hall é um homem da BBC e compreende como a cultura e o comportamento desta organização a tornam a mais importante estação do mundo. Mas também compreende que muitas das críticas feitas à corporação são justificadas: por vezes ficamos demasiado centrados em nós próprios, outras vezes somos muito institucionais”, sublinhou.

O presidente do BBC Trust não ignorou as actuais polémicas que afectam a imagem e credibilidade da cadeia britânica. Numa curta declaração Tony Hall também se referiu às “dificuldades das últimas semanas, que seguramente saberemos ultrapassar”.

George Entwistle resignou ao cargo de director-geral a 10 de Novembro, depois de a BBC ter apresentado um pedido formal de desculpas a Alistair McAlpine, antigo tesoureiro do partido conservador, que fora referenciado numa reportagem do programa Newsnight como o alegado abusador de um rapaz menor de idade numa instituição no País de Gales. As acusações revelaram-se falsas. “A responsabilidade última é minha”, declarou Entwistle ao justificar a demissão.

A BBC viu-se envolvida num escândalo de pedofilia depois de terem vindo a lume acusações contra o antigo apresentador Jimmy Savile, uma das maiores estrelas da estação que morreu em 2011. Uma investigação do Newsnight às alegações de abusos sexuais por Savile foi suspensa – actualmente está em curso um inquérito independente para avaliar os procedimentos editoriais e directivos que justificaram essa decisão.
 
 
 

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues