Nove mortos em ataque a esquadra de polícia na China

Polícia responsabiliza uigures, a etnia muçulmana de Xinjiang.

Foto
O ataque de 30 de Outubro em Tiananmen

Nove pessoas morreram durante um ataque a uma esquadra de polícia em Xinjiang, a única província chinesa de maioria muçulmana e onde existe um movimento separatista uigure.

A agência Nova China (Xinhua) relata que os assaltantes, armados com machados e facas, mataram dois polícias e feriram outros dois, antes de terem sido mortos.

O ataque ocorreu na localidade de Serikbuya, em Bachu (prefeitura de Kashgar). A Nova China não deu mais detalhes sobre o que aconteceu.

Xinjiang é a região dos uigures, muçulmanos de origem turca, onde têm ocorrido ataques que as autoridades atribuem a "terroristas" e "separatistas". As organizações uigures denunciam estas acusações como uma manobra do Governo para prosseguir a política que consideram de repressão da população desta etnia e da sua cultura.

Em Abril, Junho e Agosto deste ano, violentos confrontos entre uigures e a polícia fizeram dezenas de mortos. As autoridades atribuíram a "terroristas" uigures o ataque de dia 30 de Outubro, na Praça Tiananmen, em Pequim, quando um jipe atropelou duas pessoas junto à entrada da Cidade Proibida. Os três tripulantes atearam depois fogo à gasolina que transportavam em bidons e também morreram. Quarenta pessoas ficaram feridas.

 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar