Nova princesa chama-se Charlotte Elizabeth Diana

Será conhecida como Sua Alteza Real Princesa Charlotte de Cambridge.

Fotogaleria
A nação queria uma princesa e é rapariga a segunda filha dos duques de Cambridge AFP/BEN STANSALL

A filha do príncipe William e da mulher, Kate, nascida no sábado, chama-se Charlotte Elizabeth Diana, anunciou, esta segunda-feira, na sua conta de Twitter, o Palácio de Kensington, residência londrina do duque e da duquesa de Cambridge.

A nova princesa será conhecida como Sua Alteza Real Princesa Charlotte de Cambridge.

Com a escolha os pais terão querido prestar uma tripla homenagem: ao avô paterno, Carlos, herdeiro do trono britânico; à bisavó, a rainha Isabel II; e à avó Diana, que morreu em 1997, num acidente de automóvel, em Paris.

Estes eram também os três nomes favoritos nas casas de apostas britânicas para a nova herdeira da coroa britânica, a quinta bisneta da rainha Isabel, de 89 anos.

A nova princesa de Cambridge é a quarta na linha de sucessão, atrás do avô, Carlos – que tinha dito que queria muito uma neta –, do pai, William, e do irmão mais velho, George.

No passado dia 28 de Março, o Governo britânico anunciou a entrada em vigor de uma lei que pôs fim a uma tradição de 300 anos da primogenitura masculina. Consequência: a herdeira que agora nasceu não pode ser afastada por eventuais irmãos mais novos do sexo masculino, ou seja, ela mantém-se no quarto lugar na ordem de sucessão ao trono. No entanto, os eventuais filhos de George irão ultrapassá-la na linha de sucessão.

Até agora, as princesas subiam ao trono por defeito, na ausência de irmãos mais novos. A rainha Isabel II, bisavó da herdeira que agora nasceu, chegou ao trono porque tinha uma irmã mais nova, mas não um irmão. Depois de anos de debates para pôr fim a esta desigualdade, a mudança legislativa foi precipitada pelo casamento de William e Kate em 2011. A nova lei só se aplica aos herdeiros nascidos “depois de 28 de Outubro de 2011”, o que exclui da linha sucessória a princesa Ana, segunda filha da rainha Isabel e do príncipe Philip.

A princesa Charlotte Elizabeth Diana nasceu a 2 de Maio. A escolha definitiva do nome terá sido feita pouco após o nascimento, mas o duque e a duquesa de Cambridge terão querido informar a rainha Isabel II antes de o divulgar, diz o jornal Daily Mail – embora não exista nenhum protocolo específico sobre a escolha e a divulgação do nome dos nomes príncipes. Esta é a princesa de mais alto estatuto que nasce na família real britânica nos últimos 65 anos.
 

Sugerir correcção
Ler 4 comentários