Noite de violência em Belfast faz 26 feridos entre a polícia

Unionistas e republicanos entraram em confronto.

Polícias foram atacados depois de tentarem dispersar manifestantes
Fotogaleria
Polícias foram atacados depois de tentarem dispersar manifestantes Reuters
Vinte seis agentes e dois civis ficaram feridos
Fotogaleria
Vinte seis agentes e dois civis ficaram feridos Reuters
Unionistas vieram para a rua tentar bloquear passagem aos republicanos
Fotogaleria
Unionistas vieram para a rua tentar bloquear passagem aos republicanos Reuters
Unionistas defendem permanência da Irlanda do Norte no Reino Unido
Fotogaleria
Unionistas defendem permanência da Irlanda do Norte no Reino Unido Reuters
Tradicionalmente, as marchas dos unionistas protestantes são organizadas de Abril a Agosto
Fotogaleria
Tradicionalmente, as marchas dos unionistas protestantes são organizadas de Abril a Agosto Reuters

Vinte seis polícias ficaram feridos em mais uma noite de violência em Belfast, à margem de uma marcha republicana que comemorava a data de 9 de Agosto de 1971.

Foi nesse dia – em plenos “troubles”, nome com ficou conhecido o conflito de décadas entre republicanos católicos e unionistas protestantes – que as autoridades britânicas iniciaram as detenções sem julgamento na Irlanda do Norte para tentarem travar a violência política que no ano seguinte iria provocar cerca de 500 mortos.

A violência desta sexta-feira à noite rebentou depois de várias centenas de unionistas (que defendem a manutenção da Irlanda do Norte no Reino Unido) terem tentado bloquear o cortejo republicano (que querem a integração do Norte com a restante Irlanda) que marchava para recordar uma das medidas mais simbólicas e criticadas do conflito norte-irlandês.

Ao tentar dispersar os manifestantes, com o recurso a canhões de água e armas anti-motim, a polícia tornou-se rapidamente o alvo do arremesso de pedras, garrafas, barras de metal, petardos e copos de cerveja. Dois civis também ficaram feridos e vários carros foram incendiados.

Esta noite de violência não foi um caso isolado (em Julho, Belfast viveu várias noites de tumultos) já que todos os Verões, a época das marchas na Irlanda do Norte (uma tradição mais unionista do que republicana) é pretexto para confrontos entre republicanos e unionistas, com níveis menores ou maiores de violência.

Tradicionalmente, as marchas dos unionistas protestantes são organizadas de Abril a Agosto. A maior de todas é a do dia 12 de Julho, que marca a vitória, em 1690, do rei protestante Guilherme III de Orange contra o seu rival católico Jaime II.

A Irlanda do Norte, uma província britânica semi-autónoma, viveu 30 anos de violência interconfessional que provocou mais de 3500 mortos. Os acordos de paz assinados em 1998 levaram a uma partilha de poder entre unionistas e republicanos, mas a violência esporádica continua a ocorrer.

Sugerir correcção
Comentar