No domingo, a Igreja Católica reza em simultâneo em todos os fusos horários

Cerimónia de adoração eucarística marca o Ano da Fé.

Foto
Na China a Igreja Católica não é reconhecida AFP

A Igreja Católica celebra o Ano da Fé e, no próximo domingo, vai organizar, pela primeira vez, uma cerimónia de adoração eucarística em simultâneo, em todos os fusos horários do planeta.

As dioceses do mundo inteiro, que reúnem cerca de 1,2 mil milhões de baptizados, são convidadas a associar-se numa oração em silêncio de adoração eucarística. Às cinco horas da tarde, no Vaticano, esta oração será presidida pelo Papa Francisco, na Basílica de São Pedro.

Por todo o mundo, catedrais e igrejas estarão abertas para proceder a cerimónias semelhantes à que vai decorrer no Vaticano. O tema da oração é "Um só Senhor, uma só fé". Também as comunidades monásticas são convidadas a juntar-se a esta oração.

Por exemplo, em Honululu serão cinco da manhã, mas na Papua-Nova-Guiné, Oceânia, será uma da manhã de domingo. Portanto, esse momento de oração será feito em plena noite, em lugares sem electricidade. "Cada diocese poderá organizar a sua oração como for mais conveniente.É isso que o Santo Padre propôs", explicou o arcebispo Rino Fisichella, presidente do conselho pontifício para a Nova Evangelização, esta terça-feira, em conferência de imprensa, no Vaticano.

O movimento de adesão tem sido muito importante, mas também há muitas dioceses que não responderam, por exemplo, em África. Contudo, isso não significa que não estejam a organizar esse momento de oração, acredita Fisichella.

As respostas positivas têm chegado de muitos países, mesmo de alguns onde os católicos estão em minoria e onde a sua prática religiosa é difícil, como no Iraque, na Rússia, no Japão ou no Bangladesh. Questionado sobre a China – onde a Igreja Católica não é reconhecida –, o arcebispo explicou que tem havido o "devido cuidado" nas abordagens feitas pela organização desta celebração junto das autoridades. "Na China temos contactos e há mediadores, mas ainda estamos à espera de uma resposta", disse.

Notícia corrigida às 23h20:

A cerimónia de adoração eucarística realiza-se no domingo e não no sábado, como se escreveu anteriormente.

Sugerir correcção
Comentar