No meio de tensões, rocket é lançado da Faixa de Gaza

Tensão aumenta entre palestinianos e israelitas. Homem morreu na noite de sexta para sábado depois de mais confrontos em Jerusalém Leste.

Foto
Este sábado vive-se o 10.º dia de violência - na imagem, a cidade de Hebron, na Cisjordânia Mussa Qawasma/Reuters

As autoridades israelitas denunciaram o lançamento de um rocket, na manhã deste sábado, a partir da Faixa de Gaza para o Sul de Israel, horas depois de seis jovens palestinianos terem sido mortos por soldados israelitas durante confrontos na fronteira de Gaza.

“Um rocket foi lançado para o Sul de Israel” e “caiu numa zona não habitada na região de Eshkol”, diz um comunicado das forças armadas de Israel. “Não há nenhum ferido”, adianta o comunicado, citado pela agência AFP.

Entretanto, um palestiniano foi morto na noite de sexta-feira para sábado depois de ser atingido por tiros israelitas, em Jerusalém Leste, segundo a polícia israelita e fontes médicas, adianta a AFP. Ahmed Ali, de 22 anos, foi morto durante confrontos com forças de segurança israelitas no campo de refugiados de Shu'fat, de acordo com uma fonte médica palestiniana. Outro residente do campo foi ferido e está no hospital em Ramallah, na Cisjordânia.

A agência Reuters explica que houve um confronto no campo de refugiados em que palestinianos atiraram pedras, cocktails molotov e explosivos contra as forças policiais paramilitares, como tem acontecido nos últimos dias. Segundo a agência, um homem disparou contra as forças israelitas, que reagiram disparando contra o homem. De acordo com responsáveis de um hospital, confirmou-se que um homem de 25 anos morreu, avança ainda a Reuters.

Segundo o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, o homem era um membro do grupo islamista, diz um comunicado do Hamas, avança a Reuters.

Nos últimos 10 dias, a tensão tem aumentado naquela região do Médio Oriente. Quatro israelitas e 16 palestinianos já foram mortos nos Leste de Jerusalém (a zona da Cisjordânia ocupada pelos israelitas), na Faixa de Gaza e em outras cidades israelitas.

Na sexta-feira, registaram-se múltiplos confrontos, mas nos dois principais incidentes, seis palestinianos foram mortos pelas autoridades israelitas e e 80 ficaram feridos (dez com gravidade, segundo a AFP), na fronteira da Faixa de Gaza. No segundo, quatro árabes (três palestinianos e um beduíno) foram apunhalados por um judeu em Dimona, no Sul de Israel.

A última guerra de Israel contra o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, registou -se no Verão de 2014.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários