No “governo do povo” de Ivanichvili até um ex-jogador do AC Milan tem titularidade

Foto
O ex-futebolista Kakha Kaladze (à direita) ocupará a pasta do Desenvolvimento Regional e Infra-estruturas Vano Shlamov

Executivo do próximo governo da Geórgia já foi revelado. Destaca-se Irakly Alasania, ex-embaixador da Geórgia nas Nações Unidas, e Kakha Kaladze, antigo defesa do AC Milan.

O nome mais invulgar do novo executivo georgiano é do ex-futebolista Kakha Kaladze, que ocupará a pasta do desenvolvimento regional e infrastruturas. Dentro das quatro linhas, Kaladze destacou-se sobretudo na clube italiano AC Milan, onde foi defesa desde 2001 a 2010.

Já fora de campo, o ex-futebolista tem-se destacado em acções de solidariedade e filantropia, a maior parte para beneficiar crianças georgianas. Kaladze já tinha feito campanha pela coligação de seis partidos O Sonho Georgiano, liderado por Ivanichvili e vencedor das eleições de dia 1 de Outubro.

O ministério da defesa foi atribuído a Irakly Alasania, antigo embaixador da Geórgia nas Nações Unidas. Desistiu do cargo em 2008, depois de retirar publicamente o seu apoio a Mikhail Saakashvili, Presidente da Geórgia e líder do Movimento de Unidade Nacional, o partido derrotado no passado dia 1. Desde 2008, Alasania passou a apoiar publicamente Ivanichvili.

Kaladze e Alasania foram também escolhidos para serem ministros de Estado.

A ministra dos negócios estrangeiros vai ser Maya Panyikidze, antiga embaixadora da Geórgia na Alemanha e na Holanda, e porta-voz de Ivanichvili durante a campanha eleitoral. Irakly Garibashivili, antigo responsável pelo fundo de solidariedade de Ivanichvili, foi anunciado como futuro ministro do interior.

A aprovação do executivo está garantida e será uma mera formalidade, uma vez que a coligação O Sonho Georgiano tem maioria parlamentar.

Ao anunciar os ministros que vão fazer parte do seu Governo, Ivanichvili defendeu que "este será verdadeiramente um governo do povo".

Sugerir correcção
Comentar