Netanyahu deve voltar a ser nomeado primeiro-ministro de Israel este sábado

Chefe do Governo cessante terá já assegurado o apoio de 82 dos 120 deputados do parlamento israelita, o Knesset.

Foto
Netanyahu fez uma campanha centrada na segurança GALI TIBBON/AFP PHOTO

O Presidente israelita, Shimon Peres, deve nomear neste sábado o primeiro-ministro cessante, Benjamin Netanyahu, líder da lista mais votada nas eleições legislativas de 22 de Janeiro, para formar novo governo.

O anúncio de Peres está previsto para o fim da tarde, após reuniões com todos os partidos representados no Knesset, o Parlamento israel.

O bloco de direita Likud-Beiteinu, liderado por Netanyahu, elegeu 31 deputados, mas terá já assegurado o apoio de 82 dos 120 membros do Knesset.

No centro das negociações para a formação do executivo tem estado Yair Lapid, fundador do Yesh Atid (Há um futuro), partido centrista criado há um ano, que foi a grande surpresa das eleições. Elegeu 19 deputados que fizeram dele a segunda força do parlamento.

Lapid já manifestou disponibilidade para apoiar uma solução de governo. Tal como Naftali Bennett, da Casa Judaica, partido nacionalista de extrema-direita, que deve integrar o futuro executivo, tal como dois partidos ultra-ortodoxos e o centrista Kadima, que caiu de 28 para dois deputados.

O quase certo primeiro-ministro fez uma campanha eleitoral centrada na segurança e na necessidade de combater o programa nuclear iraniano. Na quarta-feira, em pleno processo de formação de Governo, Israel  atacou um "centro de investigação militar" na Síria, aliada do Irão e do movimento xiita libanês Hezbollah.

O quadro de tensão na região pode favorecer uma coligação governamental alargada, disse na sexta-feira Yossi Verter, analista político do jornal israelita Haaretz.

Sugerir correcção
Comentar