Nestlé retira produtos com carne de cavalo de Espanha e Itália

Recheio dos ravioli e tortellini de carne Buitoni não é 100% carne de vaca.

Foto
Produtos retirados são da marca Buitoni, que pertence ao grupo Nestlé Joana Bourgard

Nem a gigante suíça Nestlé escapou ao escândalo da carne de cavalo não-declarada em alimentos transformados. Algumas das suas massas recheadas também contêm vestígios carne de cavalo, revelaram os testes que estão a ser feitos para detectar a presença de ADN de cavalo nos produtos vendidos por toda a União Europeia.

A Nestlé está agora a retirar dos supermercados espanhóis e italianos os ravioli e tortellini de carne da marca Buitoni, que pertence ao grupo, e a substituí-los por produtos com 100% carne de vaca, anunciou nesta terça-feira a empresa suíça.

Segundo a Nestlé, que já pediu desculpa aos consumidores, não estamos perante nenhum problema de segurança alimentar, mas “a rotulagem errada dos produtos significa que não cumprem os elevados padrões que os consumidores esperam”.

“Os níveis detectados estão acima do limite dos 1% que a Agência para a Segurança Alimentar do Reino Unido definiu para uma provável adulteração ou negligência grosseira”, lê-se no comunicado. Por enquanto, estão suspensas todas as entregas da empresa alemã H. J. Schypke, fornecedora da carne em que foi detectado ADN equino.

Na véspera, a cadeia alemã de supermercados "discount" Lidl anunciara que tinha retirado várias refeições pré-cozinhadas das suas lojas na Finlândia, Dinamarca, Suécia e Bélgica porque também continham carne de cavalo.

O escândalo da presença de carne de cavalo em produtos transformados que deveriam conter exclusivamente carne de vaca rebentou no mês passado na Irlanda, depois de serem detectados vestígios em hambúrgueres de vaca de marcas irlandesas e britânicas que eram vendidos nas cadeias de supermercados Tesco e Aldi.

Mas só este mês se começou a perceber a verdadeira extensão do problema, quando começaram a ser detectados noutros países vestígios de carne de cavalo em produtos que deveriam conter carne de vaca. Até agora, já foram retirados de venda produtos no Reino Unido, Irlanda, França, Áustria, Noruega, Holanda, Alemanha, Finlândia, Dinamarca, Suécia, Bélgica, Itália e Espanha.

Na semana passada, a União Europeia aprovou um plano para despistar a presença de carne de cavalo não-declarada misturada em alimentos transformados por toda a Europa. Os testes começaram de imediato e os resultados serão apresentados oficialmente a 15 de Abril.

 

Sugerir correcção
Comentar