O antigo Presidente sul-africano Nelson Mandela, que esteve hospitalizado mais de duas semanas, teve alta nesta quarta-feira.
Mandela, de 94 anos, foi hospitalizado com uma infecção nos pulmões. Esta tarde, os médicos consideraram que estava estável e com condições para continuar a receber assistência médica em casa.
"Vai receber cuidados na sua casa de Houghton [em Joanesburgo] até que esteja totalmente recuperado", disse, em comunicado, a Presidência sul-africana.
"Pedimos que a sua intimidade continue a ser respeitada, de forma a que consiga beneficiar das condições de que necessita para o seu completo restabelecimento", acrescenta o texto.
Nelson Mandela é um herói da guerra anti-apartheid e foi Presidente entre 1994 e 1999. Passou 27 anos na prisão pela sua luta contra o regime racista que discriminava os negros – 18 deles em Robben Island, onde teve tuberculose.
Libertado em 1990, foi o primeiro Presidente negro do país. Em 1993, foi-lhe atribuído o Nobel da Paz, que dividiu com o último Presidente branco da África do Sul, Frederick Willem de Klerk.
A saúde de Mandela está a deteriorar-se, devido à idade, e não é visto em público desde a final do Campeonato do Mundo de futebol de 2010, que se realizou na África do Sul. Esteve hospitalizado em 2010, devido a uma infecção pulmonar.

Comentar