Naufrágio na Rússia faz pelo menos 54 mortos

Foram resgatadas 63 pessoas e 15 continuam desaparecidas nas águas geladas ao largo da península de Kamchatka.

Fotogaleria
Imagem do Governo russo com uma embarcação semelhante ao Dalni Vostok AFP
Fotogaleria
Seguiam a bordo 132 pessoas Ministério para as Situações de Emergência

Pelo menos 54 pessoas morreram e 15 estão dadas como desaparecidas na sequência do naufrágio de um barco de pesca russo nas águas geladas da península de Kamchatka, no extremo oriental da Rússia.

As equipas de salvamento conseguiram resgatar as outras 63 pessoas que seguiam a bordo do Dalni Vostok, disse à agência Reuters Viktor Klepikov, responsável pelas operações de emergência da cidade de Petropavlovsk-Kamchatski.

"A operação de salvamento está em curso e ainda estamos à procura de 15 pessoas. Neste momento ainda não sabemos o que causou esta tragédia", disse à agência russa TASS Sergei Khabarov, um dos responsáveis do governo da região, que deixou em aberto a hipótese de o naufrágio ter ocorrido devido a excesso de carga.

"De acordo com as informações preliminares, o naufrágio ocorreu quando foi lançada uma rede que pesa 635 quilos", disse Khabarov.

Outra agência russa, a Interfax, avança a hipótese de o naufrágio ter sido provocado após o embate contra um bloco de gelo no mar de Okhotsk, a cerca de 250 quilómetros a Sul da cidade de Magadan. A embarcação afundou-se em apenas 15 minutos.

A bordo do Dalni Vostok seguiam 132 pessoas – 78 russos e 54 pessoas de outros países, como a Birmânia, Ucrânia, Lituânia e Vanuatu.

Os naufrágios com muitas vítimas mortais são comuns nos mares da Rússia. Em 2011, um barco cheio de turistas afundou-se no rio Volga, matando cerca de 130 pessoas, entre as quais várias crianças.
 

   





Sugerir correcção
Ler 10 comentários