Cidade francesa de Vendargues proíbe palhaços

Proibidos os fatos e maquilhagem de palhaço na sequência dos distúrbios causados por mascarados nas últimas semanas em França.

Foto
RONALDO SCHEMIDT/AFP

A pequena cidade de Vendargues reagiu à recente vaga de distúrbios provocada por pessoas vestidas de palhaço em França proibindo as máscaras com este tema. Desde sexta-feira, quando se assinalou a noite das bruxas, que as vestimentas de palhaço foram proibidas para quem tem mais de 13 anos para evitar confrontos durante um desfile dedicado ao Halloween.

O autarca Pierre Dudieuzere decretou que aqueles que queiram usar roupas de palhaço em “feiras ou outras festividades públicas” na cidade, com cerca de seis mil habitantes, têm de pedir autorização às autoridades para “evitar qualquer tipo de disrupção” provocada por “palhaços maldosos”, segundo disse um representante do gabinete do presidente da câmara à AFP.

Nas últimas semanas, várias pessoas – que se estima tratarem-se sobretudo de adolescentes e jovens adultos – vestidas de palhaço atormentaram transeuntes nas ruas de várias cidades francesas, assustando-os ou agredindo-os. As autoridades registaram queixas relacionadas com violência ou tentativas de assalto e detiveram mais de uma dezena de pessoas vestidas de palhaço e armadas.

Temendo que o desfile da noite das bruxas e suas máscaras fosse palco para mais distúrbios, o presidente da câmara de Vendargues, próxima de Montpellier, proibiu todas as pessoas acima dos 13 anos de usar roupas ou maquilhagem de palhaço durante a noite passada e todo o mês de Novembro. “É para proteger as crianças evitando que quaisquer palhaços mal intencionados se misturem com os residentes”, disse o mesmo representante do gabinete do autarca.

Sem que haja uma explicação formal para a prática que se começou a propagar em França nas últimas semanas, muitos associam-na a uma série de vídeos muito populares, com milhões de visualizações, no YouTube em que se mostram os resultados de partidas e ataques provocados por palhaços.

Estes ataques em França, uns violentos (agressões com bastões de basebol e barras de ferro, assaltos), outros mais inofensivos (sustos e partidas) têm sido vistos como uma forma de dar sequência a esses vídeos – um dos detidos por um ataque numa cidade francesa com uma barra de metal admitiu que se tratou de uma tentativa embriagada de emular um desses filmes. O reverso da medalha é a perseguição a pessoas vestidas de palhaço por grupos de cidadãos franceses que decidiram fazer justiça pelas próprias mãos, o que também já levou as autoridades a interceder.

Em 2013, começaram a ser noticiadas simples aparições silenciosas de pessoas vestidas de palhaço no Reino Unido que assustavam os transeuntes e, no mês passado, mascarados assustaram uma cidade na Califórnia e causaram pelo menos uma detenção – que, mais uma vez, resultou na confissão de que as perseguições violentas tentavam imitar os vídeos.

 

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários