Morreu Pierre Mauroy, figura "corajosa" da esquerda francesa

Esteve ao lado de François Mitterrand quando este chegou à presidência de França e foi seu primeiro-ministro entre 1981 e 1984.

Hollande sobre Mauroy: "Ele não enganava, não mentia" Philippe Wojazer/Reuters

O Presidente francês, François Hollande, prestou homenagem ao antigo primeiro-ministro socialista Pierre Mauroy, que morreu esta sexta-feira, saudando “um homem que serviu a França em momentos excepcionais”.

Pierre Mauroy, que foi o primeiro chefe de governo socialista na V.ª República (1981-1984) morreu aos 84 anos. “Ele foi o primeiro chefe de governo da alternância da esquerda quando esta fazia a aprendizagem do poder. Tomou medidas corajosas, serviu o seu país sem nunca ocultar os seus valores fundamentais”, declarou Hollande, que foi informado da morte de Mauroy durante a visita de Estado ao Japão.

“Pierre Mauroy era socialista, queria que a justiça social pudesse inspirar todas as suas acções”, continuou o Presidente francês. “Ele não enganava, não mentia, ia até ao fundo das suas convicções. Era um homem fiel às suas origens operárias, à terra onde nasceu, a uma causa (o socialismo) e à unidade da esquerda.”

Foi com a chegada de François Mitterrand à presidência de França em 1981 que Mauroy se estreou como primeiro-ministro. Iria dirigir três governos de União da Esquerda até 1984, data em que é substituído por Laurent Fabius. Foi durante a sua governação que foram lançadas a abolição da pena de morte, a descentralização, o imposto sobre as grandes fortunas, o subsídio de férias e as 39 horas de trabalho.

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues