Mitt Romney desiste de se candidatar, Bush e Christie disputam os seus apoios

As presidenciais americanas de 2016 não vão contar com Mitt Romney. Agora, Jeb Bush e Chris Christie fazem contas para conseguir o máximo de financiadores.

Foto
Mitt Romney tinha uma impressionante lista de financiadores Nicholas KAMM/AFP

O já por duas vezes derrotado candidato do partido republicano Mitt Romney anunciou que não se vai apresentar pela terceira vez às presidenciais, em 2016. A notícia é boa para os concorrentes no campo já ultraconcorrido dos potenciais candidatos da direita americana, que ficam sem um peso-pesado na corrida, ainda por cima alguém com uma poderosa rede de financiadores.

Potenciais candidatos como Jeb Bush e o governador de Nova Jérsia, Chris Christie, estavam a pressionar imenso Romney para o levar a desistir, desde que o ex-governador do Massachusetts tinha manifestado a intenção de voltar a tentar a sua sorte. Mas a carteira de apoiantes e financiadores de Romney estava a ficar desfalcada, como verificou desde que anunciou a sua disponibilidade para tentar candidatar-se de novo.

Algumas figuras importantes das anteriores campanhas de Romney passaram-se para a equipa de Jeb Bush, que até agora se prefigura como o candidato mais forte – tornando mais real a possibilidade de voltar a haver um membro desta família, o terceiro, na Casa Branca. Grandes dadores da campanha de Romney ter-se-ão passado imediatamente para Bush, diz a AFP.

Mas Chris Christie é outro possível candidato republicano de primeira escolha. Já se vangloriou de ter conseguido o apoio de outros milionários dispostos a apostar somas chorudas num concorrente que esperam que vá até ao fim nas presidenciais de 2016, nas quais a candidata favorita (mas ainda não assumida) dos democratas é Hillary Clinton.

Christie deve jantar com Romney esta semana, adiantaram a ABC News e o New York Times, na esperança de obter algo que valeria o seu peso em ouro: o apoio claro. Jeb Bush não o conseguiu, o governador de Nova Jérsia estará a tentar obtê-lo.

Numas eleições em que o dinheiro fala alto – os anúncios na televisão são cada vez mais usados, por exemplo, e com uma insistência que transforma as campanhas eleitorais num pesadelo para os eleitores – as campanhas dos republicanos entraram em alta-rotação após o anúncio de Romney, na sexta-feira.

Todos os grandes doadores republicanos receberam pelo menos dois telefonemas – um da gente de Christie e outro da campanha de Bush, disse à Associated Press Tony Carbonetti, um apoiante do governador de Nova Jérsia e assessor do ex-mayor de Nova Iorque Rudy Giulliani, que teve uma mal sucedida candidatura à presidência em 2008. “Romney fez soltar os cães”, afirmou Carbonetti.

Mas há alguém que saia beneficiado em particular com a saída de Romney? O estratega político Warren Tomkins salienta os riscos de seleccionar um candidato, ou um determinado tipo de candidato. “Muito se reduz ainda a ter uma boa mensagem e um bom mensageiro. Se o tivermos, a certa altura ganha-se balanço, e o dinheiro começa a entrar”, disse à AP.

 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários