Milhares de crianças em festa receberam Cavaco em Timor-Leste

Cavaco Silva e José Ramos Horta, no aeroporto Nicolau Lobato
Fotogaleria
Cavaco Silva e José Ramos Horta, no aeroporto Nicolau Lobato Miguel Madeira
Fotogaleria
Miguel Madeira
Fotogaleria
Miguel Madeira
Fotogaleria
Miguel Madeira
Fotogaleria
Miguel Madeira
Fotogaleria
Miguel Madeira
Fotogaleria
Miguel Madeira

Cavaco Silva foi hoje recebido por alguns milhares de timorenses, especialmente crianças, que o aguardavam nas ruas, depois de ter aterrado no Aeroporto Nicolau Lobato às 15h48 locais, menos oito horas em Portugal.

O ainda Presidente José Ramos-Horta e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Zacarias da Costa, aguardavam Cavaco no aeroporto. A comitiva portuguesa integra ainda o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Portas, e o antigo Presidente da República Ramalho Eanes.

Assim que Cavaco Silva pisou solo timorense, Ramos-Horta colocou-lhe aos ombros um tais, pano típico timorense, desejando-lhe boas vindas a uma visita que vai durar quatro dias.

Mais à frente Cavaco Silva agradeceu aos timorenses que o aguardavam no aeroporto.

Já a caminho do Palácio Lahaen, que será a sua residência em Timor-Leste, o Presidente Português acenou às crianças que o recebiam com bandeiras timorenses e australianas e que aguardavam também pela Governadora Geral da Austrália, que chegaria pouco depois. De manhã, as bandeiras foram distribuídas à população pelo Governo de Timor.

Pelas 21h30 (13h30 em Portugal), Cavaco Silva será novamente recebido por Ramos-Horta, desta vez no Palácio Presidencial. Depois, pelas 23h30 parte para o campo de Taci Tolu, a cerca de cinco quilómetros do centro de Díli, onde há dez anos foi declarada a restauração da independência. Neste local haverá uma reunião improvisada do Parlamento Timorense e, perto da meia-noite, será feita a leitura do acordo que dará posse ao quinto presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak.

Antes, Ramos-Horta, vai condecorar a título póstumo com o Grande Colar da Ordem de Timor-Leste os antigos Presidentes timorenses Francisco Xavier do Amaral e Nicolau Lobato, que exerceram funções durante os 24 anos de luta contra a invasão indonésia.

Xanana Gusmão, actual primeiro-ministro e ex-presidente timorense, será igualmente condecorado com o Grande Colar da Ordem de Timor-Leste.

Depois de tomar posse, Taur Matan Ruak, vai condecorar Ramos-Horta, igualmente Grande Colar da Ordem de Timor-Leste.

Francisco Xavier do Amaral foi o primeiro Presidente timorense e o proclamador unilateral da independência pela Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin) a 28 de Novembro de 1975, uma semana antes da invasão das tropas da Indonésia. Francisco Xavier do Amaral morreu no início de Março em Díli, pouco antes das eleições presenciais em que era candidato.

Nicolau Lobato, fundador da Fretilin, foi líder militar da resistência timorense contra a ocupação indonésia e nomeado presidente de Timor-Leste em 1977. Foi morto em Dezembro de 1978.

Presidente indonésio recebido com bandeiras do seu país

A meio da manhã já tinha chegado a Díli o outro chefe de Estado que estará presente na festa dos 10 anos da restauração da independência. O general Susilo Bambang Yudhoyono, presidente da Indonésia desde 2004 e que esteve várias vezes ao serviço dos militares indonésios durante os 24 anos da invasão, foi recebido nas ruas de Díli, por dezenas de crianças que, à beira da estrada mostravam bandeiras de Timor e da Indonésia.

Com o vidro do carro aberto, Bambang Yudhoyono respondia com acenos aos populares.

O Presidente da Indonésia já tinha realizado uma visita oficial a Timor em 2005. Há dez anos, a cerimónia da restauração da independência contou com a presença da Presidente indonésia na altura, Megawati Soekarnoputri.

Yudhoyono vai encontra-se com Cavaco Silva em Jacarta, no dia 22, naquela que será a primeira visita de um Presidente português à Indonésia.

As reportagens em Timor-Leste são financiadas no âmbito do projecto Público Mais

.

Sugerir correcção
Comentar