Merkel esteve sob escuta da NSA desde 2002, segundo a revista Der Spiegel

O número de telemóvel da chanceler alemã constava de uma lista de registo de escutas desde 2002 e ainda lá estava semanas antes de Obama visitar Berlim em Junho deste ano.

Foto
Telefone de Merkel esteve durante pelo menos dez anos numa lista de registo de escutas Maurizio Gambari/Reuters

O caso das escutas realizadas de forma ilegal pela Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos a cidadãos e líderes europeus voltou a ter novos desenvolvimentos este fim-de-semana com uma notícia publicada na revista alemã Der Spiegel. A ser verdade o que escreve este título de referência na Alemanha, o telemóvel da chanceler alemã, Angela Merkel, esteve sob escuta nos últimos dez anos.

A Casa Branca escusou-se a comentar a notícia. A revelação antecede a visita, prevista para esta semana, de uma delegação que inclui altos responsáveis dos serviços secretos da Alemanha a Washington, definida na passada quinta-feira depois do encontro em Berlim entre o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão e o embaixador dos Estados Unidos.

A notícia ocupa os sites dos principais jornais europeus este domingo. O Guardian escreve que o número de telemóvel de Angela Merkel constava da lista do Serviço de Especial de Registos (SCS, Special Collection Service) da NSA desde 2002 e até há bem pouco tempo, semanas antes da visita do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a Berlim em Junho, com a anotação “GE Chanceler Merkel”.

A partir do documento secreto que a Der Spiegel revela não é possivel saber se as conversas telefónicas de Merkel foram gravadas ou se apenas os seus contactos vigiados.

Num documento do SCS, também citado pelo Le Monde em França, a NSA diz que dispõe uma “antena de espionagem sem registo legal” na embaixada dos Estados Unidos em Berlim. E alerta para o risco de divulgação da sua existência vir a “prejudicar gravemente as relações dos Estados Unidos com outros governos”.

O Guardian também cita o documento secreto da NSA, datado de 2010, que alerta para a existência do mesmo tipo de células, a partir das quais a NSA e a CIA faziam escutas telefónicas com equipamentos de alta tecnologia, em cerca de 80 outros lugares no mundo. Entre eles estão Paris, Madrid, Roma, Praga, Genebra e Frankfurt.  

Foi também a Der Spiegel que, na semana passada, revelou informação de que o telemóvel de Merkel tinha estado sob escuta da NSA. Depois de examinados pelo Serviço de Informação Federal e pelo Secretariado Federal de Segurança para asTecnologias de Informação, os dados foram considerados suficientemente preocupantes pela chancelaria alemã para que Merkel telefonasse a Obama. “A confirmarem-se, estas práticas são completamente inaceitáveis”, reagiu na altura o porta-voz da chanceler, Steffen Seibert. Este domingo, o mesmo porta-voz ainda não respondeu às novas revelações da revista.

As sucessivas revelações da revista alemã e do Guardian, nas últimas semanas, estão a criar desconfiança nas relações trasantlânticas, apesar dos desmentidos de Obama. Há poucos dias, um memorando fornecido por Edward Snowden revelava no jornal britânico que responsáveis norte-americanos tinham passado números de telefone das suas agendas pessoais à NSA.

O assunto dominou a cimeira de líderes europeus na quinta e sexta-feira em Bruxelas, onde ficou definido que a França e a Alemanha vão liderar as negociações antiespionagem com os Estados Unidos.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar