Manifestantes destroem agências bancárias em São Paulo

Protestos contra corrupção continuam no Brasil.

Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
Reuters

Um pequeno grupo de manifestantes destruiu pelo menos 13 agências bancárias no centro de São Paulo, Brasil. O protesto, inicialmente pacífico, decorreu em simultâneo com outra manifestação levada a cabo no Rio de Janeiro contra o governador Sérgio Cabral, e à margem das celebrações da Jornada Mundial da Juventude onde o Papa esteve presente.

Em São Paulo, os manifestantes bloquearam a circulação na avenida Paulista, o centro da cidade, e exigiram a demissão de Sérgio Cabral num protesto pacífico até ao momento que uma dúzia de anarquistas tomaram a dianteira da manifestação e começaram a fazer estragos.

A polícia entrou em acção e recorreu ao uso de gás lacrimogéneo para dispersar o grupo de cerca de 300 manifestantes. As televisões mostraram imagens de jovens com os rostos tapados a destruirem as montras das agências bancárias e de lojas com barras metálicas. O jornal Estado de São Paulo, na sua edição online, avança que cerca de 13 agências bancárias foram destruidas. Segundo a AFP, os manifestantes mais radicais também incendiaram um veículo da cadeia de televisão Record e destruiram um concessionário de automóveis.

Muitos manifestantes, incluido a organização, abandonou o protesto devido à violência. "Não apoiamos nenhum tipo de destruição do património público ou privado", declarou, quase em lágrimas, Alexandre Morgado, 29 anos, da organização, ao Estado de São Paulo.

Doze manifestantes chegaram a ser retidos pela polícia mas foram libertados pouco tempo depois.

Protesto queria chegar ao palco do Papa
Ao mesmo tempo, no Rio de Janeiro a poucos metros de onde o Papa se encontrava com milhares de jovens de todo o mundo, cerca de 500 pessoas manifestaram-se pacificamente e sob vigilância policial para exigirem a demissão do governador da cidade que acusam de corrupção.

O Estado de São Paulo revela que o protesto tentou encaminhar-se em direcção ao palco principal da Jornada Mundial da Juventude, o que gerou alguma confusão entre os peregrinos e os manifestantes separados apenas por gradeamento.

"Todo mundo aqui está buscando a paz e esse pessoal está tumultuando. O [governador] Cabral não está aqui e o Papa não é chefe desse Governo. Não pode fazer nada", questionou Nathalie Pontes, uma peregrina, ao Estado de São Paulo.

"Queremos mostrar ao mundo os problemas que existem no Brasil e pedimos perdão aos peregrinos", disse, por sua vez, Sérgio Murillo, 23 anos, um dos participantes, à AFP.

"Eles têm o direito de se manifestar e não ofendem o Papa", considerou a peregrina Cláudia Portela, também ouvida pela AFP.

Sugerir correcção
Comentar