Mandela volta a ser hospitalizado

Infecção pulmonar obrigou antigo presidente da África do Sul a entrar na madrugada de sábado no hospital.

Foto
Nos últimos meses, Mandela teve várias infecções pulmonares Reuters

O antigo presidente sul-africano, Nelson Mandela, de 94 anos, foi outra vez hospitalizado neste sábado devido a uma infecção pulmonar. A presidência diz que o estado de ex-político é “preocupante mas estável”.

“Esta madrugada, à 1h30 (00h30, hora de Lisboa), o seu estado de saúde deteriorou-se e ele foi transferido para o hospital de Pretória. O seu estado é ainda preocupante mas está estável”, lê-se num comunicado do gabinete do Presidente Jacob Zuma.

O porta-voz do Presidente disse entretanto que era um bom sinal que Mandela estava a respirar sem necessidade de aparelhos. "Os médicos dizem que está a respirar sozinho e penso que é um sinal positivo", afrirmou Mac Maharaj. "Madiba [como é também conhecido Mandela] é um combatente e na sua idade, enquanto estiver a combater, está bem", concluiu. 

Antes, o porta-voz tinha descrito a situação de Mandela como "grave, mas estável". "Desta vez é grave", tinha comentado. "Cada dia que ele dica mais velho, é mais grave." 

Nos últimos meses, Mandela foi várias vezes hospitalizado devido a infecções pulmonares.

Ao longo dos anos, o primeiro presidente negro da África do Sul teve vários problemas de saúde, muitos provocados pelos 27 anos de prisão, durante o regime de apartheid. Em 1985, Nelson Mandela foi operado à próstata, tinha então 67 anos.

Três anos depois, deu entrada no hospital de Stellenbosch, perto do Cabo, devido a tosse forte, contraída na cela húmida da prisão. Diagnosticada a tuberculose, os médicos drenaram dois litros de líquido dos seus pulmões e Mandela passou seis semanas no hospital, de onde seria transferido para uma clínica – que pela primeira vez recebia um doente negro – mais perto da cadeia.

Em 2001, 11 anos depois de ter sido libertado, fez radioterapia para ser tratado a um cancro da próstata. No ano seguinte, anunciou aos jornalistas que estava completamente curado.

Os anos de trabalhos forçados nas pedreiras de calcário na ilha-prisão de Robben também levaram a que Mandela tivesse problemas nas glândulas lacrimais, atacadas pela alcalinidade das rochas. Alguns meses depois de ter sido eleito presidente, naquelas que foram as primeiras eleições multirraciais, em 1994, foi operado às cataratas.

A 25 de Janeiro de 2011, aos 92 anos, foi hospitalizado devido a uma infecção respiratória aguda, durante duas noites. Em 8 de Dezembro de 2012, voltou ao hospital, desta vez em Pretória, devido a uma infecção pulmonar, sete dias depois fez uma cirurgia.

Depois de 18 dias de internamento, Mandela voltou para casa mantendo o acompanhamento médico. Os médicos só o consideraram curado a 6 de Janeiro deste ano. Mas, a 28 de Março, o ex-presidente voltou a ser transportado para o hospital. Desta vez com uma pneumonia. Dez dias de internamento. Desta vez, praticamente dois meses depois, regressa ao hospital.

Notícia actualizada às 10h05 (acrescentada informação sobre as vezes em que Mandela esteve hospitalizado) e às 14h40 (acrescentada informação de que respira sozinho).

Sugerir correcção
Comentar