Mais uma Rússia

É necessário desconfiar saudavelmente do interessantíssimo livro de Peter Pomerantsev sobre a Rússia actual, cujo título é Nothing Is True and Everything Is Possible.

A Rússia é muito grande, misteriosa e complexa e Pomerantsev só lá esteve 10 anos. Por outro lado, trabalhou no canal de televisão TNT e, como produtor, autocensurou-se e participou indirectamente na propaganda do Kremlin. Viveu à custa dela como colaborador activo e, agora, como denunciante corajoso. O livro é uma reportagem sobre ser repórter na Rússia e contém excelentes reportagens sobre casos verídicos.

O livro é escorreito e lê-se numa tarde. Faz rir; faz pena; faz pensar e levar as mãos à cabeça. O título resume brilhantemente o caos controladíssimo que descreve, caso a caso.

É também um livro verdadeiro, graças à empatia que demonstra. A nova Rússia é uma máquina imprevisível de ilusões, compromissos e conspirações. Pomerantsev está sempre a explicar as maneiras camaleónicas como os actores principais se justificam.

Pomerantsev vê a televisão como a principal arma do regime, mas simplifica de mais o lugar-comum da sociedade do espectáculo. O colapso da União Soviética, por exemplo, é atribuído à monotonia da televisão durante o antigo regime.

No meio de um elenco de personagens fantásticos o personagem mais interessante é Vladislav Surkov, o propagandista, artista, arquitecto, encenador e um dos principais protagonistas da auto-intitulada "democracia soberana".

Sugerir correcção
Ler 3 comentários