Mais de uma centena de migrantes força intrusão no túnel da Mancha

Circulação esteve interrompida durante a noite e foi parcialmente restabelecida na manhã deste sábado com enormes atrasos.

Foto
Os migrantes foram todos recolhidos pelas autoridades ao longo da noite Pascal Rossignol/Reuters

A circulação no túnel da Mancha a partir de Calais (norte de França) foi interrompida por volta das 00h30 deste sábado depois de mais de uma centena de migrantes ter forçado uma entrada colectiva no túnel.

O serviço esteve interrompido quase toda a noite, tendo sido retomado de manhã com enormes atrasos nos comboios, já que só um dos túneis está a funcionar. O outro, por onde foi feita a tentativa de entrada de cerca de 120 migrantes e refugiados, deve continuar fechado até que sejam reparados os gradeamentos de segurança que foram derrubados.

Interrogada sobre a presença de militantes do grupo anarquista No Border no local, misturados com os migrantes, uma porta-voz do Eurotunnel disse à AFP que "existe uma forte probabilidade de ter sido uma operação reflectida e preparada que tinha por objectivo chamar a atenção da opinião pública" para o drama dos migrantes.

O terminal francês de onde partem os comboios do Eurotunnel em direcção a Inglaterra, que totaliza uma zona de 650 hectares e um perímetro de cerca de 20 quilómetros, tem sido objecto nos últimos meses de inúmeras tentativas de intrusão, feitas geralmente durante a noite. A 3 de Agosto foi atingido o recorde de 1700 tentativas de intrusão.

Para travar estas intrusões foram feitos vários trabalhos para reforçar a segurança – novas barreiras foram construídas, foi feito reforço do número de seguranças e polícias, e estes passaram a ter o auxílio de cães pisteiros. Depois disso, o número de tentativas de intrusão baixou para se fixar à volta das 100 por noite.

Desde 26 de Junho, 13 migrantes morreram quando tentavam atravessar o túnel, a maioria electrocutados. Cerca de 3500 migrantes vivem em condições indignas num acampamento improvisado que nasceu perto de Calais, à espera da sua oportunidade para atravessar o Canal da Mancha – a forma mais frequente de o fazerem é viajando clandestinos nos contentores dos camiões TIR.

Sugerir correcção
Comentar