Mais de dois terços dos franceses estão desiludidos com Hollande

Sondagem realizada para o Le Parisien indica que dos franceses desiludidos, 44% votaram em Hollande na segunda volta das presidenciais.

Foto
55% dos franceses que votaram em Hollande estão satisfeitos com o Presidente YURI KADOBNOV/AFP

“Depois da sua eleição em Maio de 2012, diria que François Hollande o desiludiu?”. Mais de dois terços dos franceses (68%) responderam que sim à pergunta que foi colocada para uma sondagem realizada para o jornal Le Parisien e cujos resultados foram divulgados este domingo. Além de desiludidos, pouco menos de metade dos inquiridos (44%) admitiu ter votado em Hollande na segunda volta das presidenciais, onde teve como adversário Nicolas Sarkozy.

Segundo o inquérito para a sondagem BVA, realizado pela Internet, entre 28 Fevereiro e 1 de Março, a 1013 pessoas, 31% dos inquiridos disseram estar satisfeitos com o trabalho do Presidente, enquanto 1% não se quis pronunciar sobre o mesmo assunto. Entre os que se afirmaram desiludidos com Hollande, 92% eram simpatizantes de direita e 39% de esquerda, sendo que destes 54% apresentaram-se como sendo de extrema-esquerda, 46% apoiantes de "os Verdes" e 32% do PS francês.

Entre os inquiridos, 44% confirmaram ter votado em Hollande na segunda volta das últimas presidenciais francesas e disseram, dez meses depois da sua eleição, estar desiludidos com o chefe de Estado que escolheram. Por outro lado, 55% dos franceses que votaram em Hollande estão satisfeitos com o seu trabalho, sendo que 1% dos consultados não se pronunciou.

A sondagem aponta ainda que quando questionados sobre o ritmo a que estão a ser feitas as reformas no país, 54% consideraram que o executivo “não tem ido suficientemente longe” nesse domínio, 21% que tem havido um bom ritmo e 21% que tem sido rápido. Os restantes 4% não responderam.

Quando faltam cerca de dois meses para o fim do primeiro ano de Hollande na Presidência da França, a maioria dos franceses (51% contra 45%) considera que o ex-Presidente Nicolas Sarkozy faria um melhor trabalho se tivesse ganhado as eleições. Apesar desta posição, os simpatizantes de esquerda (89%) e os do PS (92%) continuam a preferir Hollande ao seu antecessor, enquanto as classes baixa e média-baixa defendem que Sarkozy foi menos competente do que o actual Presidente.
 

Sugerir correcção
Comentar