Raios provocam dois mortos na Polónia e ferem dezenas em Paris e na Alemanha

O fenómeno meteorológico atingiu uma partida de futebol infantil na Renânia, ferindo 35 pessoas. Na capital francesa, três crianças e um adulto correm risco de vida.

Foto
Em Paris, o raio atingiu uma festa de aniversário que se realizava num parque da cidade Matthieu Alexandre/AFP

Dois homens morreram e outras três pessoas ficaram feridas na Polónia quando foram atingidos por um raio de uma tempestade. Outros dois fenómenos semelhantes provocaram ferimentos a 35 pessoas, na maioria crianças, no Sudoeste da Alemanha. Foram também os raios de uma forte tempestade que se abateu esta tarde em Paris que acabaram por ferir outras 11 pessoas, quatro das quais com gravidade, durante uma festa de aniversário num parque da capital francesa.

Na Polónia, uma das vítimas mortais, um homem de 40 anos, foi atingido numa montanha e um outro, de 61 anos, foi arrastado por uma torrente de água. Os outros feridos encontravam-se no monte Sokolica, na fronteira entre a Polónia e a Eslováquia, segundo noticiam os media locais, citados pela AFP.

No caso do incidente que atingiu o Sudoeste da Alemanha, o raio atingiu directamente o árbitro do jogo, que foi transportado de helicóptero para o hospital, e provocou queimaduras graves em outros dois adultos, de acordo com a agência de notícias alemã DPA.  As autoridades adiantam que 30 crianças, com idades entre os nove e os 11 anos, e dois adultos foram observadas no hospital a ferimentos ligeiros.

“Segundo as testemunhas, não estava a chover nem havia nuvens negras no céu” no momento em que a descarga eléctrica atingiu o campo, contou à agência um porta-voz da polícia de Hoppstädten, no estado da Renânia-Palatinado.

A AFP escreve, porém, que a tempestade Elvira atinge desde sexta-feira a região Oeste da Alemanha, com intensa precipitação e queda de granizo – na cidade de Wiesbaden houve mesmo ruas alagadas pela chuva. Os serviços meteorológicos emitiram também um aviso vermelho (o mais elevado) de mau tempo para todo o fim-de-semana nas regiões Sul e Oeste do país.

Instabilidade que se estende à vizinha França, onde na tarde deste sábado oito crianças e sete adultos foram atingidos por um raio quando participavam numa festa de anos no Parque Monceau, no 8º bairro de Paris. Quando começou a trovejar “abrigaram-se debaixo de uma árvore”, explicou ao jornal Le Monde um responsável local. Os serviços de emergência confirmam que quatro dos feridos, três crianças e um adulto, correm risco de vida. Os primeiros socorros foram prestados por um bombeiro que estava de folga e que se encontrava perto, segundo o porta-voz dos bombeiros de Paris, Eric Moulin. "Sem a sua intervenção teria sido muito pior", assegurou o responsável. 

A forte tempestade que se abateu sobre a capital francesa durante a tarde provocou também o corte na transmissão dos torneios de ténis de Roland Garros durante duas horas e meia, devido a um abrupto corte de energia nas instalações usadas pelas cadeias de televisão que cobrem o evento. A chuva forçou também a interrupção de uma das partidas da tarde.

O jornal Le Monde sublinha que Paris não estava abrangida pelo aviso laranja emitido pelos serviços de meteorologia para várias regiões do país – na capital existia apenas um aviso amarelo para a possibilidade de “fenómenos habituais na região que podem ser ocasional e localmente perigosos”.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários