Mais de 40 mortos no México em ofensiva contra cartel de droga

Cartel Nova Geração detém o controlo do narcotráfico no Estado mexicano de Jalisco.

Foto
O balanço do número de mortos é ainda preliminar REUTERS/Alan Ortega

O secretário do Sistema Nacional de Segurança Pública do México, Monte Alejandro Rubido, confirmou neste sábado que 43 pessoas morreram, incluindo um polícia, num confronto com alegados criminosos no município de Tanhuato, no Estado de Michoacan.

Em conferência de imprensa no município de Zamora, Rubido disse que os confrontos ocorreram na sexta-feira, depois de um grupo criminoso ter invadido uma propriedade rural, indicando que o balanço do número de mortos é ainda preliminar.

Segundo Rubido, os criminosos pertencem ao cartel Nova Geração, que detém o controlo do narcotráfico no ocidental Estado de Jalisco, vizinho do Michoacan.

Em 2013, os agricultores formaram grupos de vigilantes em Michoacan para expulsarem o cartel de traficantes designado Cavaleiros Templários, que tem sido enfraquecido com detenções dos seus principais líderes.

Tanhuato também está próximo da fronteira com o Estado de Jalisco, onde o cartel Nova Geração tem mantido confrontos com as forças de segurança, que se têm saldado em vários mortos.

Sugerir correcção
Comentar