Sem-abrigo devolveu mochila com 42 mil dólares e foi agraciado com 100 mil

Boa acção de Glen James pode vir a resolver os seus problemas financeiros. Os donativos para ajudá-lo não param de aumentar.

Foto
Spencer Platt/Getty Images/AFP

Glen James, um sem-abrigo de Boston, EUA, pode vir a receber em dobro aquilo que fez por outra pessoa. Esta semana encontrou uma mochila com 42 mil dólares (31 mil euros) e entregou-a à polícia. Devido à acção de bom samaritano, James teve honras de uma cerimónia de agradecimento organizada pelas autoridades e de uma iniciativa que pode mudar a sua vida. Um jovem organizou uma angariação de fundos online e, segundo números desta quinta-feira, foram já doados mais de 100 mil dólares (74.700 euros). O valor continua a subir.

No último sábado, James, de cerca de 50 anos, entregou uma mochila com dinheiro e travellers checks a polícias que faziam patrulha no bairro de Dorchester e deu-lhes como morada o abrigo onde estava a pernoitar. Ainda no mesmo dia, a mochila foi entregue ao seu proprietário, um homem com passaporte chinês. Dois dias depois, James era o homenageado numa cerimónia organizada pela polícia de Boston que quis enaltecer a sua “honestidade”.

James afirma que nunca ponderou ficar com o dinheiro. “Mesmo que estivesse desesperado por dinheiro, nunca ficaria, nem com um cêntimo, do dinheiro encontrado”, sublinhou num comunicado que escreveu, citado pelo jornal Boston Globe. James conta que durante 13 anos trabalhou como funcionário no arquivo de um tribunal, até ser despedido. Há cinco anos que é sem-abrigo. Na nota enviada citada pelo jornal refere que tem dificuldades em arranjar trabalho devido a um problema num ouvido que lhe provoca vertigens prolongadas.

A história sensibilizou Ethan Whittington, um jovem de 27 anos, que a partir de Midlothian, na Virginia, lançou uma angariação de fundos para James no site de doações gofundme.com. “Vamos todos ligar-nos e ajudar este homem a mudar a sua vida. Qualquer doação ajuda. Vamos assegurar-nos que ainda há esperança e humanidade na nossa grande nação”, escreveu Whittington no lançamento da iniciativa online, na última segunda-feira.

Dinheiro, géneros e emprego
A resposta chegou em doações entre os cinco e os 500 dólares (entre três e 370 euros). Na tarde desta quinta-feira, mais de 100 mil dólares tinham sido avançados por quatro mil pessoas. A meta inicial eram 50 mil dólares, como explica Whittington à NBC News. “Pensei, ele encontrou cerca de 42 mil dólares, vamos dar-lhe 50 mil. Não esperava o que recebemos. Estou extasiado”.

James e Whittington não se conhecem pessoalmente. Falaram pela primeira vez, ao telefone, na terça-feira quando começaram a ser avançados os primeiros donativos. Na conversa, James agradeceu a iniciativa mas o jovem percebeu que o homem ficou preocupado com a forma como o dinheiro lhe seria entregue e de que forma poderia geri-lo. Essa também foi uma das questões levantadas por algumas das pessoas que fizeram um donativo no gofundme.com.

“Temos de encontrar alguém que o possa ajudar financeiramente”, afirmou Whittington, que quer garantir que tudo seja feito como James pretende, “porque o dinheiro é dele”. Whittington quer depositar o dinheiro numa conta bancária em nome de James mas confessa à NBC News que gostava de lho entregar pessoalmente em Boston.

Além do dinheiro surgiram outros donativos para James. Computadores, consultas médicas pagas, alimentos e até ofertas de emprego. O sem-abrigo está assoberbado com tudo o que se está a passar. Whittington garante que irá ser ajudado.

Sugerir correcção
Comentar