Magnata da energia americano obrigado a pagar mil milhões de dólares por divórcio

Harold Hamm, CEO da Continental Resources, paga separação multimilionária após 26 anos de casamento.

Hamm à saída de uma das sessões de tribunal
Fotogaleria
Hamm à saída de uma das sessões de tribunal Steve Sisney/Reuters
A mulher de Hamm, Sue Ann
Fotogaleria
A mulher de Hamm, Sue Ann Steve Sisney/Reuters

Ao fim de dois meses, o divórcio litigioso entre o presidente executivo da empresa de energia Continental Resources, Harold Hamm, e a mulher foi declarado. Mas a separação oficial do casal vai custar a Hamm um valor que o coloca na lista dos divórcios mais caros nos Estados Unidos. A agora ex-mulher Sue Ann Hamm vai receber 995 milhões de dólares (799 milhões de euros) do magnata, após 26 anos de casamento.

Com uma fortuna avaliada em 14 mil milhões de dólares (11.200 milhões de euros) e o 68.º multimilionário do mundo, segundo as listas da Forbes, Hamm sofrerá um pequeno rombo na sua conta bancária mas entra para a história como tendo um dos acordos de divórcio mais caros de sempre. Não consegue bater, no entanto, Dmitri Rybolovlev, um médico com fortuna feita no negócio dos fertilizantes no grupo Uralkali e presidente do clube de futebol Mónaco, que pagou à ex-mulher mais de 3000 milhões de euros.

Segundo uma decisão de um tribunal de Oklahoma agora tornada pública, Harold Hamm deve pagar a Sue Ann Hamm até ao final do ano 323 milhões de dólares (259 milhões de euros) e sete milhões (5,6 milhões de euros) todos os meses, a partir de Janeiro de 2015, até perfazer a totalidade da compensação.

No divórcio, Harold Hamm fica com mais de dois mil milhões de dólares em bens conjugais, incluindo mais de 122 milhões de acções da Continental no valor de quase 1300 milhões de dólares (mil milhões de euros).

Por sua vez, Sue Ann fica com a casa onde o casal vivia em Oklahoma, bem como a maioria dos bens no seu interior, com um valor total estimado de 4,9 milhões de dólares (quatro milhões de euros) e um rancho na Califórnia avaliado em 17,5 milhões de dólares (14 milhões de euros). Sue Ann queria ainda receber uma pensão de alimentos, mas o juiz responsável pelo caso negou o pedido, considerando que não foram apresentadas provas de que a mulher iria precisar de apoio financeiro após o divórcio.

Harold Hamm e Sue Ann estavam casados desde 1988 e não tiveram filhos. Foi Sue Ann que pediu a separação em 2012.

Sugerir correcção
Comentar