Mãe de criança morta em Sandy Hook lê mensagem semanal de Barack Obama

Francine Wheeler contou a sua história e pediu aos cidadãos norte-americanos que pressionem os senadores a aprovarem uma nova lei.

Foto
Francine Wheeler DR

A mensagem semanal radiofónica do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi lida pela mãe de uma das crianças mortas no tiroteio na escola de Sandy Hook. Num discurso emocionado, Francine Wheeler apelou aos norte-americanos que convençam o Senado a aprovar uma nova lei de controlo de armas.

No início da semana passada, não era ainda certo que os senadores fossem discutir alguma lei, devido a uma tentativa de bloqueio por parte de 13 senadores. Depois de um último esforço da Casa Branca, com um discurso de Barack Obama no estado do Connecticut e declarações públicas de Michelle Obama e do vice-presidente Joe Biden, foi possível alcançar os dois terços necessários para que as propostas de lei sejam discutidas.

"Temos de convencer o Senado a unir-se e a aprovar reformas de senso comum, que irão tornar as nossas comunidades mais seguras e prevenir mais tragédias como aquela que nunca imaginámos que nos pudesse acontecer", disse Wheeler, mãe de Ben, uma das 20 crianças mortas pelo atirador Adam Lanza na escola primária da localidade de Newtown.

A mensagem foi também gravada em vídeo e publicada no canal da Casa Branca no YouTube.



"Ouvi algumas pessoas a dizerem que a onda de dor que o nosso país sentiu no dia 14 de Dezembro retrocedeu. Para nós, não retrocedeu. Para nós, é como se tivesse acontecido ontem. E nos quatro meses desde que perdemos os nossos entes queridos, milhares de outros americanos foram mortos com armas de fogo. Milhares de outras famílias em todos os Estados Unidos estão também a sentir a nossa dor. Por favor, ajudem-nos a fazer alguma coisa antes que a nossa tragédia passe também a ser a vossa tragédia", pediu Francine Wheeler, em lágrimas, ao lado do marido, David.

A mensagem termina com um apelo aos cidadãos norte-americanos: "Por favor, juntem-se a nós. Vocês também podem falar com os senadores (...) Ajudem a apressar a chegada da verdadeira mudança."
 
 

Sugerir correcção
Comentar