Madonna vai partilhar o palco com as Pussy Riot mas não é a única

Duas das cantoras russas vão aos EUA para falar de direitos humanos.

Foto

É já na próxima semana que as russas Nadezhda Tolokonnikova e Maria Alekhina, do grupo Pussy Riot, vão estar em Nova Iorque, EUA. Mas não estarão sozinhas em palco. Madonna anunciou que as acompanhará no concerto organizado pela Amnistia Internacional, em Brooklyn.

Não será a única, no mesmo concerto, vão participar Bob Geldof, Imagine Dragons, Blondie e Yoko Ono. O porta-voz das duas jovens russas, Piotr Verzilov, confirmou que elas vão estar presentes no concerto mas que não vão cantar. Em vez disso, vão “falar da situação política e dos direitos humanos na Rússia”, explicou.

“Tenho orgulho de apresentar Nadia e Macha [Nadezhda Tolokonnikova e Maria Alekhina], as minhas companheiras de luta pela liberdade” declarou a cantora norte-americana, num comunicado divulgado na quarta-feira à noite. ”Admirei a sua coragem e apoiei os sacrifícios que fizeram em nome da liberdade de expressão e dos direitos humanos”, acrescentou.

Madonna lembrava assim que as duas Pussy Riot, bem como Yeketarina Samutsevich da mesma banda, participaram numa "oração punk" a pedir à Virgem Maria para correr com Vladimir Putin, o presidente russo, na catedral do Cristo Salvador, em Moscovo e foram presas. As três foram julgadas em Agosto de 2012, tendo sido condenadas a dois anos de prisão. Em Outubro, Yeketarina foi libertada. Nadezhda Tolokonnikova e Maria Alekhina só dois meses depois conheceram a liberdade, depois de terem sido amnistiadas pelo Governo russo.


 

Sugerir correcção
Comentar