Luaty assume em tribunal desejo de demissão de José Eduardo dos Santos

“É meu íntimo desejo que o Presidente da República se aperceba que já deu o suficiente à nação” e "chegou o momento de aposentar-se", disse o activista que esteve 36 dias em greve de fome.

Foto
Luaty Beirão começou a ser ouvido pelo tribunal esta terça-feira. Nova concentração pela libertação dos activistas angolanos está marcada para quarta-feira no Rossio. Miguel Manso

Luaty Beirão, o mais mediático dos 17 activistas que estão a ser julgados em Luanda por “actos preparatórios” de rebelião, deixou claro em tribunal o desejo de ver José Eduardo dos Santos deixar o poder e qualificou Angola como uma "pseudo-democracia que encobre uma ditadura".

“Sim, queria que o Presidente da República se demitisse”, disse, esta terça-feira , citado pelo site noticioso Rede Angola, em resposta ao juiz Januário Domingos, que quis saber se pretendia a destituição do chefe de Estado. “É meu íntimo desejo que o Presidente da República se aperceba que já deu o suficiente à nação” e que “chegou o momento de aposentar-se”.

Um dos advogados de defesa, Luís Nascimento, confirmou ao PÚBLICO que o rapper e activista que esta terça-feira começou a ser ouvido “assumiu o desejo de demissão do Presidente, mas frisou que essa é uma faculdade dele, e disse que achava que o devia fazer por já ter dado muito ao país”.

Luaty, que com uma greve de fome de 36 dias chamou a atenção internacional para o caso dos activistas acusados de “actos preparatórios” de rebelião e atentado contra o Presidente, não hesitou em definir Angola como uma “pseudo-democracia que encobre uma ditadura”.

“Considerou o Presidente da República um ditador por achar que está há muito tempo no poder, por nominalmente nunca ter sido eleito e por incumprimento sistemático da Constituição”, contou ao PÚBLICO Luís Nascimento. “Disse que para além de concentrar poderes excessivos na sua pessoa, o Presidente é o primeiro a violar a Constituição que jurou respeitar e a interferir nos poderes judiciais e legislativos”.

Citado pelo Rede Angola, outro advogado, Walter Tondela, afirmou que as declarações de Luaty confirmam aquilo que a defesa já tinha alegado – que os activistas pretendiam "a destituição do governo, mas não atentar contra as instituições, muito menos realizar manifestações que, de certa forma, levassem à destituição do Governo ou do próprio Presidente”.

José Eduardo dos Santos, designado em 1979 Presidente pelo MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola, partido governamental) foi o mais votado na primeira volta das presidenciais de 1992, mas sem maioria absoluta. A segunda volta nunca se realizou devido ao recomeço da guerra civil.  Após a revisão constitucional de 2010, que aprovou a eleição como chefe de Estado do cabeça-de-lista do partido mais votado, foi eleito indirectamente em 2012, devido ao triunfo do partido nas eleições gerais.

Especial 40 anos das independências

Ao longo de cerca de três horas, os três juízes fizeram esta terça-feira dezenas de perguntas ao activista. O juiz Januário Domingos quis saber, segundo a rádio Voz da América, se os 15 detidos desde Junho e duas arguidas que estão em liberdade pretendiam mobilizar crianças e idosos para entrarem no palácio presidencial, aproveitar a quebra do preço do petróleo para derrubar o Governo e substituir a Constituição.

Luaty respondeu negativamente a todas as questões. “Nunca em momento algum eu seria capaz de convocar mulheres com crianças seja para o que for, quanto mais onde existem manifestações com tanques de guerra”, declarou, segundo o Rede Angola.

O músico e activista, que é também acusado de “forjar “autorizações de saída para o estrangeiro”, deve ser esta quarta-feira interrogado pelo Ministério Público. Mas já adiantou que não responderá a perguntas da procuradora. Só deve voltar a falar em resposta aos advogados de defesa.

A defesa tem contestado a validade de vídeos, cartas e outros elementos apresentados como prova por entender que além de não confirmarem a intenção de rebelião foram obtidos irregularmente e que isso pode implicar a anulação do processo. Considera também que até agora a acusação nada de novo trouxe ao processo. “Parece querer obter a confissão pelas perguntas que faz. É uma acusação à procura de provas”, afirma Luís Nascimento.

No início do julgamento, a 16 de Novembro, em declarações à agência Lusa, Luaty, filho de João Beirão, fundador e primeiro presidente da Fundação Eduardo dos Santos (FESA), que já morreu, disse que a decisão sobre o caso está nas mãos do Presidente. “Vai acontecer o que o José Eduardo decidir. Tudo aqui é um teatro, a gente conhece e sabe bem como funciona [o julgamento]. Por mais argumentos que se esgrimam aqui e por mais que fique difícil de provar esta fantochada, se assim se decidir seremos condenados. E nós estamos mentalizados para a condenação", disse.

Ler em voz alta o livro que Angola teme

Não é uma questão de confiança [no desfecho do julgamento]. Nós preferimos estar mentalizados para o pior, preferimos assim. Depois, se correr pelo melhor, vamos ficar contentes. Agora estar confiante e depois levar com uma pena, a gente fica desmoralizado", afirmou ainda.

Luaty Beirão é o sétimo arguido a ser ouvido, o segundo na terceira semana de julgamento, depois de Inocêncio de Brito, estudante de Economia na Universidade Católica, que, na segunda-feira, teve aquela que foi até agora a mais curta audição, de apenas três horas. Nesta quarta-feira deve chegar ao fim o depoimento do rapper e começar o do arguido Arante Lopes. Em Lisboa, no Rossio, realiza-se, entre as 18h e as 20h, uma concentração a favor da libertação dos activistas.

A democracia de papel em Angola

Sugerir correcção
Ler 47 comentários