Dez sobreviventes encontrados no hotel destruído por avalancha em Itália

Várias pessoas permaneciam ao fim do dia à espera de serem retiradas do edifício. Entre os sobreviventes há várias crianças.

Fotogaleria
Socorristas tentam entrar no hotel destruído Departamento de Bombeiros de Itália/Reuters
Fotogaleria
Momento em que uma das vítimas uma mulher, é retirada do hotel soterrado Departamento de Bombeiros de Itália/EPA

Depois de mais de 40 horas debaixo da neve, dez sobreviventes foram encontrados no interior do Hotel Rigopiano, engolido na tarde de quarta-feira por uma avalanche, que terá sido provocada pelos sismos sentidos horas antes na região Centro de Itália. Ao final da tarde desta sexta-feira, as equipas de socorro prosseguiam as operações de resgate, numa luta contra o tempo e as baixas temperaturas.

Segundo o jornal La Repubblica, os primeiros sinais de vida foram detectados cerca das 11h, graças aos cães de busca – a espessa parede de neve impedia a propagação do som, mas com a ajuda de aparelhos electrónicos os socorristas conseguiram localizar parte dos sobreviventes na zona da cozinha. Segundo a imprensa, terão tido acesso a comida e conseguido fazer uma fogueira, o que os ajudou a sobreviver durante as 43 horas em que permaneceram soterrados.

Os primeiros a ser retirados dos escombros foram a mulher e o filho de Giampiero Parete, um dos dois homens resgatados com vida na madrugada de quinta-feira e que estava alojado no hotel de montanha com a família. Foi ele quem telefonou a um amigo a alertar para o que se ali passara. O Departamento de Bombeiros divulgou o vídeo do momento em que a mãe e a criança eram retirados da neve e, já no exterior, é possível ouvir a mulher dizer aos socorristas: “Procurem a minha filha, ela está no quarto ao lado”.

Luca Cari, porta-voz do Departamento confirmou ao cair da noite que os bombeiros tinham já localizado outras oito pessoas, mas estavam ainda a tentar retirá-las dos escombros. “Esta é uma operação muito difícil e demorada”, explicou, acrescentando que entre os que ainda não foram resgatados estariam outras duas crianças. O Corriere della Sera adianta que os socorristas tinham já localizado na mesma zona uma família oriunda de Pescara – pai, mãe e um filho – e pouco depois o La Repubblica assegurava que outras cinco pessoas, entre elas crianças, estavam na zona próxima do bar do hotel, onde os hóspedes se tinham reunido à espera do limpa-neves que lhes permitiria deixar o vale. “Estamos a falar com eles, mas eles estão debaixo de um vão de difícil acesso”, explicou Cari.

Na tarde de quinta-feira, foram retirados dos escombros os corpos de três pessoas, as únicas vítimas mortais confirmadas entre as mais de 30 pessoas que estariam no hotel no momento da avalancha. A descoberta de sobreviventes reanimou a esperança das famílias dos desaparecidos, apesar de no local onde decorre o socorro se registarem temperaturas vários graus abaixo de zero e de os bombeiros terem de avançar muito lentamente por causa da instabilidade do edifício.

PÚBLICO -
Aumentar

 

 

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários