Livro de Rafael Marques Diamantes de Sangue vai ser publicado em Itália

Decisão angolana "não tem juridisção na Europa" e livro que originou pena suspensa de seis meses de prisão será editado em Junho.

Foto
Rafael Marques, fotografado em Lisboa em 2011 Daniel Rocha

O livro Diamantes de Sangue: Tortura e corrupção em Angola, do jornalista angolano Rafael Marques, vai ser publicado em Itália, disse esta sexta-feira à Lusa a directora da editora Tinta da China, Bárbara Bulhosa.

O tribunal provincial de Luanda condenou na quinta-feira Rafael Marques a seis meses de prisão com pena suspensa no processo de difamação sobre a violação dos direitos humanos na exploração diamantífera das Lundas, apesar de um acordo do jornalista com os generais queixosos.

A sentença prevê ainda a retirada do mercado o livro Diamantes de Sangue: Tortura e Corrupção em Angola, incluindo a sua disponibilização na Internet, bem como impede a sua reedição e tradução, num período de seis meses, findo o qual é levantada a suspensão de dois anos.

"A editora Tinta da China não vai cancelar a publicação porque a decisão do juiz não tem jurisdição na Europa", disse à Lusa a responsável pela editora que publicou o livro de Rafael Marques em Portugal em 2011.

A publicação em Itália já estava prevista desde 2014 e vai ser lançado no mês de Junho pela editora italiana Clandestine.

Entretanto, a directora da Tinta da China vai propor a Rafael Marques para escrever um livro com "todos os acontecimentos" ocorridos desde a publicação de Diamantes de Sangue até à sentença decretada na quinta-feira em Luanda.

O Processo é o título que Bárbara Bulhosa pretende dar ao novo livro, caso o jornalista angolano Rafael Marques venha a aceitar a proposta.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários