Lésbicas foram proibidas de se beijarem num supermercado e o apoio chegou com centenas de beijos

Protesto contra discriminação sexual ocupou uma loja em Brighton, a cidade mais gay-friendly no Reino Unido.

Protesto em Brighton após discriminação de casal de lésbicas

No último fim-de-semana, um casal de lésbicas fazia compras numa conhecida cadeia de supermercados no Reino Unido quando foi abordado por uma segurança que as advertiu que teriam que abandonar a loja se voltassem a beijar-se, isto porque um cliente se tinha afirmado enojado com as demonstrações de afecto. Três dias depois, o supermercado foi invadido por manifestantes em defesa dos direitos de gays e lésbicas, que trocaram beijos em protesto.

O supermercado, que fica situado em Brighton, na costa sul de Inglaterra, uma cidade conhecida como a mais gay-friendly no Reino Unido, tinha já feito um pedido de desculpas público pelo incidente, mas sublinhou que a segurança em causa não foi directamente contratada pela empresa, mas por uma terceira entidade.

Na tarde de quarta-feira, o supermercado da Sainsbury’s, na New England Street, foi ocupado por centenas de pessoas que se indignaram com o que se passara com o casal de mulheres. Entre os manifestantes estavam Lewis Jones e o seu companheiro. Ao Guardian, lamentou que em 2014 ainda aconteçam estes incidentes, principalmente em Brighton, o que torna o caso ainda mais “ridículo”.

Fiona Spechter juntou-se à manifestação de apoio, que ficou conhecida como BigKissIn, afirmando-se chocada com o que aconteceu. “Este incidente fez-me perceber como posso tomar como garantido que posso dar a mão à minha namorada em público. Vivi em Brighton durante muito tempo e isso é normal por aqui, por isso, quando algo como isto acontece, é realmente chocante.”

O protesto foi bem recebido pelo supermercado, que disse ter ficado satisfeito por “todos se terem divertido” e realçou o quanto é “importante ser um negócio e empregador inclusivo”.

Depois de terem entrado na loja, as centenas de pessoas que aderiram à iniciativa dividiram-se entre os casais de gays e lésbicas e os que apoiam a sua causa. Durante breves momentos trocaram-se beijos e afectos e pouco depois abandonavam o local, sem que tivesse sido registado qualquer incidente.

Sugerir correcção
Ler 108 comentários