Lagarde a Sarkozy: “Utiliza-me como te convier”

Le Monde divulga carta que a directora do FMI terá escrito ao antigo Presidente francês, no âmbito do chamado "escândalo Tapie".

Foto
Christine Lagarde, directora geral do FMI Aly Son/Reuters

A directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) e ex-ministra da Economia francesa, Christine Lagarde, suspeita de cumplicidade no desvio de fundos públicos no chamado "escândalo Tapie", terá escrito uma carta ao antigo Presidente Nicolas Sarkozy em que lhe jura fidelidade.

Largarde foi ouvida em tribunal no passado dia 23 de Maio. Dois meses antes, a polícia tinha encontrado em sua casa uma carta manuscrita dirigida ao antigo Presidente francês. A missiva foi nesta segunda-feira revelada pelo jornal Le Monde, que alega ter tido acesso ao processo judicial que condenou o Estado francês a indemnizar em 2008 o empresário francês Bernard Tapie com 403 milhões de euros. Tapie é amigo de Sarkozy e apelou ao voto no ex-Presidente.

“Querido Nicolas, de forma breve e respeitosamente, estou ao teu lado para te servir e servir os teus projectos para França”, começa por dizer a carta, que não se sabe se chegou a ser entregue a Sarkozy.

Ainda segundo o Le Monde, Christine Lagarde diz ter dado o melhor de si, acrescentando que se alguma vez falhou pede que Sarkozy lhe conceda perdão.

“Utiliza-me como te convier e como convier ao teu projecto. (…) Se me utilizares, necessito de ti como guia e do teu apoio: sem a tua condução poderia ser ineficaz, sem o teu apoio seria pouco credível. Com imensa admiração, Christine L”, pode ler-se na carta divulgada pelo jornal francês.

Segundo a investigação ao chamado "escândalo Tapie", Nicolas Sarkozy, que goza de imunidade enquanto ex-Presidente da República, terá sido o cérebro na sombra da arbitragem privada pedida por Lagarde e que levou a indemnização de Tapie. O empresário ganhou o litígio que opunha ao Banco Crédit Lyonnais e que tinha a ver com a venda da empresa Adidas.

Por decisão da antiga ministra da Economia e Finanças, que ocupou o cargo entre 2007 e 2011, Tapie recebeu 403 milhões de indemnizações por parte do Estado francês.

Lagarde está a ser ouvida como testemunha pelo Tribunal de Justiça da República, a única instituição judicial francesa habilitada a julgar membros do governo por eventuais delitos cometidos no exercício das suas funções.

Na passada sexta-feira, Stéphane Richard, antigo chefe de gabinete da então ministra, foi acusado de associação criminosa. Richard é hoje o presidente da multinacional Orange, antiga France-Telecom, que tem 226 milhões de clientes.

O Governo socialista já anunciou que vai recorrer desta decisão que levou à indemnização de Tapie.
 
 

Sugerir correcção
Comentar