Justiça mexicana valida extradição de "El Chapo"

Um juiz da Cidade do México rejeitou três dos cinco recursos apresentados pela defesa de "El Chapo" contra a extradição do narcotraficante para os EUA.

Foto
Reuters/TOMAS BRAVO

Um juiz da Cidade do México rejeitou, esta quinta-feira, três dos cinco recursos interpostos por Joaquin “El Chapo” Guzman contra a sua extradição para os Estados Unidos onde poderá ser julgado por homicídio e tráfico de droga, informou o Ministério Público mexicano.

A decisão surgiu um dia depois de o juiz responsável pelo processo de extradição de “El Chapo”, Antonio Bermúdez Zacarías, ter sido assassinado em plena luz do dia, numa rua da cidade mexicana de Mepetec, enquanto fazia jogging

À AFP um dos advogados de defesa de “El Chapo” informou que vai recorrer agora ao Supremo Tribunal de Justiça.

A justiça mexicana valida assim o processo de extradição do narcotraficante e líder do cartel de Sinaloa que foi detido em Janeiro deste ano depois de ter protagonizado uma mediática fuga da prisão de Altiplano.

Num dos recursos agora rejeitados foi também negada a protecção do detido sob a alçada da justiça federal, pedido que tinha sido efectuado por “El Chapo” alegando estar a sofrer de tortura na prisão.

Na semana passada, as autoridades mexicanas tinham já anunciado que esperavam extraditar o narcotraficante para os EUA no início do próximo ano.

Sugerir correcção
Comentar