Jovens iranianos detidos por dançarem Happy, de Pharell Williams

Pressão do Presidente iraniano, Hassan Rouhani, levou à libertação. Autor da canção protestou.

Iranianos presos por dançarem Happy

A dança Happy, que se tornou viral em todos os cantos do mundo, teve agora um final triste no Irão. Um grupo de jovens iranianos foi detido por se ter “atrevido” a divulgar um vídeo, na Internet, filmado nas ruas e telhados de Teerão, onde se vêem três homens e três mulheres, sem véu, a dançarem livremente a música de Pharell Williams.

Os jovens foram entretanto libertados esta quarta-feira, em grande medida devido à pressão exercida pelo Presidente iraniano, Hassan Rouhani. “A felicidade é um direito do nosso povo, não podemos proibir movimentos de alegria.”

O chefe da polícia de Teerão, Hossein Sajedinia, confirmou que seis pessoas foram detidas por estarem ligadas ao “detestável” vídeo divulgado nas redes sociais, de acordo com a agência de notícias Isna.

Os jovens foram detidos alegadamente por causa do elevado número de pessoas que viram o seu clip. O vídeo teve mais de 200 mil visualizações, com ajuda da comunicação social ocidental, que ficou fascinada com o fenómeno, num país bastante inflexível quanto às liberdades individuais, sobretudo no que às mulheres diz respeito.

“Depois do clip vulgar que fere a pureza do povo iraniano ter sido lançado na Internet, a polícia, em cooperação com as autoridades judiciais, decidiu identificar as pessoas envolvidas na gravação”, disse o chefe da polícia de Teerão.

Na interpretação que o Irão faz da lei islâmica, as mulheres devem cobrir o cabelo e usar roupas largas, a fim de preservar a sua modéstia.

Uma edição legendada do clip identifica os detidos como “actores”. Estes alegam que foram aliciados a fazer o vídeo para uma audição.

A televisão estatal iraniana transmitiu um programa, esta terça-feira, em que mostra homens e mulheres a confessarem ter participado no vídeo. Os jovens – de costas voltadas para as câmaras – afirmaram terem sido enganados e que o clip não foi feito para ser divulgado online.

“Eles prometeram não publicar o vídeo”, disse uma jovem, que advertiu ainda a juventude iraniana de que a polícia está vigilante e preparada para enfrentar aqueles que agem contra as normas sociais.

Pharell Williams, autor da canção nomeada para um Óscar este ano, já veio protestar contra o sucedido. “É mais que triste que estes jovens sejam detidos por tentarem espalhar a felicidade”, escreveu na sua página do Facebook.

Texto editado por João Manuel Rocha

Sugerir correcção
Comentar