Islândia fecha espaço aéreo perto do vulcão Bardarbunga

Nova erupção origina alerta.

Foto
Imagem da erupção de sexta-feira Marco Nescher/Reuters

A Islândia voltou a interditar o tráfego aéreo por cima do vulcão Bardarbunga, após uma nova erupção na manhã deste domingo.

O Instituto Meteorológico islandês, que é responsável pela vigilância da actividade vulcânica, elevou o nível de alerta para “vermelho”, o máximo, após uma nova erupção no mesmo local de sexta-feira.

Por agora, aparentemente, a erupção será apenas sub-glaciar e a fissura foi detectada numa zona que não está coberta de gelo. O Bardarbunga, que entrou em actividade no dia 16, está sob uma camada de gelo com uma espessura entre os 150 e os 400 metros.

O grande vulcão fica no maior glaciar da Islândia, tem cerca de 2000 metros de altura e é considerado uma grande ameaça para as ligações aéreas no Norte da Europa e no Atlântico Norte – à semelhança do que aconteceu com a erupção do Eyjafjallajökull em 2010 que interditou o espaço aéreo durante seis dias. Num só mês mais de 100 mil voos foram cancelados, o que afectou oito milhões de passageiros e provocou prejuízos na ordem dos 1500 milhões de dólares.

Sugerir correcção
Comentar