Irão inicia redução das suas actividades nucleares

Cumprido calendário previsto no acordo alcançado entre Teerão e as potências mundiais.

Foto
Foto de arquivo da central de Natanz HENGHAMEH FAHIMI/AFP

Os inspectores da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) começaram nesta segunda-feira a desligar algumas centrifugadoras utilizadas para enriquecer urânio na central iraniana de Natanz, dando assim início, na data prevista, à implementação do acordo alcançado entre Teerão e as potências mundiais.

Segundo o guião estabelecido, o Irão suspende parte das suas actividades nucleares durante seis meses em troca de um levantamento parcial das sanções que estão a prejudicar a sua economia.

“Os inspectores da (AIEA) estão na central de Natanz e já estão a desligar centrifugadoras”, anunciou o líder da Organização de Energia Atómica iraniana, Ali Akbar Salehi, numa declaração transmitida pela televisão oficial. “O iceberg das sanções contra o Irão começou a derreter.”

“Está tudo em ordem, todas as exigências foram cumpridas”, disse um diplomata ocidental, citado pela AFP, confirmando declarações de outros diplomatas.

A AIEA não comentou mas num relatório confidencial, obtido pela Reuters, a agência, além de anunciar que o Irão interrompeu a sua actividade nuclear mais sensível, começou a diluir o seu stock de urânio que estava enriquecido a um nível próximo daquele que permite produzir combustível necessário para fabricar uma bomba atómica. No documento, a agência confirma que “o Irão suspendeu o enriquecimento de urânio" não apenas em Natanz mas também na central de enriquecimento de Fordow.

No compromisso alcançado com as potências mundiais- Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Alemanha, China e Rússia - Teerão também garantiu que não construiria novas centrifugadoras durante os seis meses deste pré-acordo que visa ganhar tempo para as partes alcançarem um acordo definitivo que ponha fim à disputa sobre o desenvolvimento da capacidade do nuclear do Irão.  


 

Sugerir correcção
Comentar