Irão está a fazer uma pausa no seu programa nuclear

As centrifugadoras de nova geração IR-2M não foram instaladas no reactor que está em construção.

Foto
O Presidente do Irão, Hassan Rouhani Reuters

Nos últimos três meses, o Irão fez uma pausa na expansão do seu programa nuclear, diz um relatório divulgado nesta quinta-feira pela Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

Apenas quatro centrifugadoras estavam activas em Natanz, onde se faz enriquecimento de urânio, e a taxa de produção de urânio enriquecido a 5 e a 20 por cento manteve-se "idêntica", ou seja, não foi aumentada, diz a agência. E as novas centrifugadoras de nova geração IR-2M não foram instaladas no reactor IR-40 que está em construção em Arak.

Este novo relatório trimestral da AIEA é o primeiro desde a tomada de posse do novo Presidente iraquiano, Hassan Rouhani. E é publicado a poucos dias do retomar das negociações, em Genebra (Suíça), entre a república islâmica e o grupo 5+1 (China, EUA, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha) sobre o programa nuclear de Teerão. Este programa - que Washington e alguns aliados dizem ter fins militares e os iranianos dizem ter fins civis - valeu ao Irão as duras sanções que estrangularam a economia do país e o isolaram no mapa internacional.

Na primeira ronda de negociações, na semana passada, depois de anos de impasse, foram feitos importantes progressos mas não se chegou a um acordo. Os intervenientes, nomeadamente o secretário de Estado americano, John Kerry, disse que o acordo esteve quase iminente.

Sugerir correcção
Comentar