Irão e potências mundiais vão aprofundar negociações sobre nuclear

Grupo 5+1 colocou na mesa proposta de reduzir sanções. Teerão considera que foi dado "passo positivo", mas ainda se está longe do "ponto óptimo" das conversações.

Foto
Catherine Ashton e Saïd Jalili, terça-feira em Almaty Reuters

O Irão e as principais potências mundiais vão prosseguir negociações sobre o programa nuclear iraniano. A decisão foi tomada nesta quarta-feira, durante uma reunião em Almaty, no Cazaquistão, onde as duas partes voltarão a reunir-se em Abril, após um encontro “a nível de peritos”, em Istambul.

O chamado grupo 5+1 (cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas – EUA, França, Reino Unido, Rússia e China  – e Alemanha ) apresentou na terça-feira uma proposta de “redução de algumas sanções sobre o comércio do ouro, das relativas à indústria petroquímica e de certas sanções bancárias”, a troco de concessões do Irão em matéria nuclear, disse à AFP fonte das negociações.

A proposta acompanha o pedido feito ao Irão, no início de 2012, de parar com o enriquecimento de urânio, que os países ocidentais temem poder servir fins militares

Os negociadores iranianos consideram as negociações de Almaty foram um "passo positivo" e entendem que as posições do grupo 5+1 são "mais realistas" do que anteriormente. Mas consideram que ainda se está muito longe do "ponto óptimo" das negociações. 

A reunião de peritos realiza-se em Istambul a 17 e 18 de Março e as negociações serão retomadas a 5 e 6 de Abril, em Almaty, disse o principal negociador russo, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Ryabkov, que considerou "útil" o encontro no Cazaquistão.

Representantes das duas partes mantiveram na terça-feira contactos durante quase três horas e voltaram a encontrar-se nesta quarta-feira durante mais de uma hora, segundo as agências. Antes da reunião de terça-feira, o chefe dos negociadores iranianos, Saïd Jalili, e Catherine Ashton, chefe da diplomacia da União Europeia, encarregada dos contactos com o Irão, encontraram-se durante cerca de meia-hora.

 
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar