Investigadores identificaram um suspeito das explosões de Boston

Análise de imagens e vídeos permitiu identificação de um indivíduo a depositar uma mochila num dos locais das explosões.

Foto
Investigadores do FBI analisam a rua onde aconteceram as explosões Darren McCollester/Getty Images/AFP

O departamento de Justiça norte-americano desmentiu que um suspeito tenha sido detido ou que a polícia mantenha alguém sob custódia no âmbito da investigação aos ataques na maratona de Boston, que mataram três pessoas e deixaram 176 feridos.

O FBI, que lidera a investigação, divulgou um comunicado desmentindo os relatos de uma detenção avançados por vários meios de comunicação (entre os quais a Associated Press, a CNN, a Fox News e o Boston Globe) e criticando os jornalistas pela divulgação de “informação incorrecta baseada em declarações de fontes não-oficiais”.

“Tendo em conta que esses relatos muitas vezes têm consequências imprevisíveis, pedimos aos media que nesta fase da investigação sejam mais cautelosos e confirmem a informação junto dos canais oficiais antes de a divulgar ao público”, dizia um comunicado.

Apesar de terem posto em causa as informações desencontradas sobre a possível detenção de um suspeito, as autoridades não desmentiram os relatos que apontavam para a identificação de um indivíduo a partir de imagens recolhidas por câmaras de videovigilância instaladas na rua onde decorreram as explosões e ainda pelos registos de uma televisão local de Boston e recolhidos dos telemóveis de várias testemunhas oculares.

O cruzamento de todas as imagens permitiu identificar um homem a deixar uma mochila no local de uma das explosões. Segundo essas informações, que carecem de confirmação oficial, o indivíduo envergava um casaco de couro escuro por cima de um outro casaco de capuz e um boné de basebol, e depositou um saco ou mochila negra no chão.

Os peritos forenses já haviam concluído que as bombas, feitas a partir de panelas de pressão de uso doméstico, e cheias de pregos e rolamentos, tinham sido escondidas em sacos de lona preto.

Entretanto, a Casa Branca confirmou que o presidente Barack Obama e a Primeira Dama vão estar presentes na quinta-feira numa cerimónia inter-religiosa na capital de Massachusetts.

O governador do Massachusetts, Deval Patrick, e o mayor de Boston Thomas Menino, convidaram a população da cidade a participar no evento, intitulado “Healing Our City”.

Sugerir correcção
Comentar