Igreja Católica tem seis novos cardeais e nenhum deles é europeu

Novos “príncipes de Igreja” vêm dos Estados Unidos, Índia, Líbano, Nigéria, Colômbia e Filipinas. Dois têm menos de 60 anos.

Foto
Um dos novos cardeais, o nigeriano John Onaiyekan, com o Papa VINCENZO PINTO/AFP

O Papa Bento XVI, cujo pontificado é frequentemente considerado “euro-centrista”, escolheu seis novos cardeais não-europeus, num gesto invulgar, destinado a mostrar que a Igreja Católica é “universal” e “ se exprime nas culturas dos diversos continentes”.

Os novos cardeais, nomeados neste sábado, são provenientes dos Estados Unidos, Índia, Líbano, Nigéria, Colômbia e Filipinas. A nomeação, em Fevereiro, de 22 novos cardeais, maioritariamente europeus, tinha motivado críticas.

Os cardeais com capacidade eleitoral são agora, segundo a AFP,  62 europeus, 14 norte-americanos, 21 sul-americanos, 11 africanos e 11 asiáticos.

“A Igreja é a Igreja de todos os povos”, disse neste sábado o Papa, de nacionalidade alemã, na Basílica de São Pedro, perante os cardeais vestidos de vermelho, as suas famílias e o corpo diplomático.

Referindo-se à etimologia da palavra católico (que significa “universal”), Bento XVI notou que “a Igreja é católica porque Cristo abraçou toda a humanidade na sua missão de salvação”.

O Papa entregou em seguida o barrete – vermelho como o sangue, simbolizando a fidelidade até ao martírio – , o anel e o título de “príncipe da Igreja” aos novos cardeais.

Todos os novos cardeais têm menos de 80 anos e são, por isso, elegíveis para a chefia da Igreja. Dois têm menos de 60 anos: o indiano Baselios Cleemis Thottunkal, de 53 anos, e o filipino Luis Antonio Tagle, de 55 anos, desde há um ano arcebispo de Manila. Ortodoxo no plano doutrinal, partidário de uma maior aproximação às pessoas simples, Tagle é já considerado “papabili” – candidato a Papa.

São agora também “príncipes da Igreja” o arcebispo norte-americano James Harvey, de 63 anos, o nigeriano John Olorunfemi Onaiyekan, de 68, também referido como  “papabile”, e o colombiano Ruben Salazar Gomez, de 70. O outro nomeado é o patriarca maronita libanês Bechara Rai, de 72 anos. Segundo a agência Fides, a delegação que acompanhou o novo cardeal libanês  integrava um representante do Hezbollhah, Abou Zeinab, responsável do partido xiita pelas relações com os cristãos.

Sugerir correcção
Comentar