Todos os quatro marines que apareciam num vídeo colocado no Youtube aparentemente a urinar em cima de três cadáveres afegãos já terão sido identificados, avançam os media norte-americanos.
Os mortos serão três combatentes taliban, de acordo com a descrição feita no YouTube, onde o vídeo foi colocado por um anónimo que se identifica sob pseudónimo. Poucas horas depois, já se encontravam diversas réplicas do vídeo, que tem apenas 39 segundos.
As imagens não são totalmente esclarecedoras: não se percebe se os militares americanos urinam efectivamente sobre os corpos ou se são filmados apenas a simularem os gestos de quem urina em cima dos mortos. Seja como for, o que se vê é suficiente para o corpo de marines ter anunciado uma investigação ao caso e da qual já resultaram dois nomes. No vídeo ouve-se inclusivamente um dos marines a dizer “tem um bom dia, amigo”.
As imagens que mostram quatro homem fardados, de pé, junto a três corpos que jazem no chão já foram consideradas autênticas por responsáveis militares ouvidos pela Reuters.
“Estamos profundamente preocupados com o vídeo”, disse um porta-voz do Pentágono, John Kirby, citado pela BBC. “Seja quem for, seja quais forem as circunstâncias, é um comportamento ofensivo e inaceitável para militares”. “As acções retratadas nesse vídeo não são consistentes com os nossos valores nem traduzem o carácter dos nossos marines. Esta matéria será investigada a fundo”, frisou o mesmo responsável do Pentágono.
Numa outra conferência de imprensa, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, também se mostrou “profundamente desanimada” com o vídeo, que diz não ser compatível com o comportamento dos marines.
Um representante dos taliban no Afeganistão disse, por seu lado, também à BBC que o grupo a que pertence “condena com veemência” estas atitudes. “É um acto selvagem, demasiado vergonhoso para falarmos sobre ele.”
Notícia actualizada às 15h00

Comentários