Hugo Chávez continua a ser tratado por insuficiência respiratória

Ministro da Comunicação apresenta boletim clínico do Presidente da Venezuela, afectado por uma infecção persistente no curso do pós-operatório.

Foto

O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, internado no hospital militar de Caracas, continua a ser tratado a uma “infecção respiratória persistente”, informou o ministro da Comunicação, Ernesto Villegas, naquela que foi a primeira referência oficial ao boletim clínico do chefe de Estado.

Chávez, que regressou à Venezuela na última segunda-feira, depois de 72 dias de internamento em Cuba na sequência de mais uma intervenção cirúrgica para o tratamento de um cancro, permanece afectado por uma "insuficiência respiratória surgida no curso do pós-operatório", declarou o governante, num comunicado lido aos canais estatais de rádio e televisão.

“A tendência não tem sido favorável pelo que [o Presidente] continua a ser tratado, com grande fé em Cristo, a máxima vontade de viver e a maior disciplina no tratamento da sua saúde”, terminou, sem outros pormenores; apenas a garantia de que os tratamentos não apresentam nenhuns “efeitos adversos”.

O Presidente venezuelano comunicou ao país que sofria de cancro em Junho de 2011. De então para cá, já fez quatro cirurgias e tratamentos em Cuba, sempre rodeados de grande secretismo. A única informação disponível aponta para um cancro na região pélvica.

Hugo Chávez, que chegou ao poder em 1999, foi reeleito para um quarto mandato consecutivo a 7 de Outubro de 2012. Por causa do seu internamento em Cuba, não foi oficialmente empossado no cargo, uma diligência que o Supremo tribunal da Venezuela considerou poder ser conduzida numa data posterior uma vez que se verificava uma continuidade no exercício de funções.

Sugerir correcção
Comentar