Houve sete mil casamentos gay em França em 2013

A lei entrou em vigor a 18 de Maio e as uniões homossexuais representaram 4% do total na segunda metade do ano.

Foto
Tem havido mais casamentos homossexuais entre homens do que entre mulheres BERTRAND GUAY/AFP

Já foram registados sete mil casamentos entre pessoas do mesmo sexo em França desde que a lei do “casamento para todos” entrou em vigor, a 18 de Maio de 2013, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística Francês (INSEE).

O primeiro casamento foi realizado no dia 29 de Maio em Montpellier, mas durante a segunda metade do ano, as uniões homossexuais “representaram 4% do total dos casamentos realizados em França", disse Pascale Breuil, responsável pelos estudos demográficos e sociais do INSEE, citado pelo jornal Le Figaro.

“Este é um valor que é maior do que temos visto noutros países no momento em que o casamento gay foi permitido, por exemplo, na Holanda, Bélgica e Espanha”, adiantou Breuil, numa conferência de imprensa. França foi o 14.º país do mundo a permitir o casamento homossexual e o nono da Europa – embora tenha havido uma contestação nas ruas de movimentos conservadores e ligados à Igreja Católica.

De acordo com os dados do INSEE, a média de idades dos casais homossexuais é superior à dos restantes. Os homens casam-se por volta dos 50 anos e, as mulheres, em média, com 43 anos, contra os 37 e 34 anos, respectivamente, em casamentos com pessoas do sexo oposto.

O Instituto Nacional de Estatística Francês registou ainda que três em cada cinco casais do mesmo sexo são do sexo masculino e um quarto dos casamentos é realizado em cidades com mais de 200 mil habitantes.

O número de casamentos entre pessoas de sexo oposto em 2013 foi aproximadamente 231 mil, o que se traduz numa diminuição face ao ano de 2012 (245 mil casamentos).

Sugerir correcção
Comentar