Hospital francês abre bar de vinho para doentes em estado terminal

Iniciativa pretende que os pacientes se divirtam apesar da gravidade da sua situação.

Foto
Os maiores concorrentes dos vinhos portugueses no Brasil são os chilenos e argentinos Adriano Miranda

O Hospital de Clermont-Ferrand, no centro de França, vai abrir um bar de vinho na sua unidade de cuidados paliativos em Setembro. A médica e chefe do serviço, Virginie Guastella, argumenta que os doentes em fim de vida “têm o direito a serem felizes e a divertirem-se” e que a iniciativa está a ser bem recebida pelos pacientes e as suas famílias.

No site da unidade hospitalar há uma pequena apresentação do que será o bar de vinho, onde é citada a chefe do centro de cuidados paliativos. Guastella sublinha a “relação hedónica” que os franceses têm com a comida e o vinho, “sinónimos de momentos especiais de partilha e de convívio”.

“Porquê recusar os sabores locais às pessoas em fim de vida? Nada justifica tal proibição. Em vez disso, uma degustação ‘sob supervisão médica’ ajudará a um dia-a-dia muitas vezes difícil”, questiona a responsável.

A unidade de cuidados paliativos do hospital abrirá o bar de vinho no próximo mês, com “garrafas de bons vinhos”, champanhe e whisky armazenados numa cave “em boas condições”, e irá contar com o apoio de parceiros e mecenas para manter o espaço a funcionar. O acesso a vinhos de topo está ainda a ser estudado, indica o site do hospital. Aceitam-se também doações de bebidas para os doentes.

Os funcionários do hospital vão receber formação para pôr em prática a iniciativa, com o apoio de uma sócio-antropóloga.

Sugerir correcção
Comentar